Gominho revela o que fará com diamante feito com cinzas de Preta Gil
Preta Gil deixou como desejo ser cremada e ter joias confeccionadas para amigos e familiares
Por Juana Castro.
Gominho exibiu nas redes sociais o diamante produzido com as cinzas de Preta Gil. A cantora, que morreu em 20 de julho aos 50 anos após enfrentar um câncer no intestino, deixou como desejo ser cremada e ter joias confeccionadas para amigos e familiares.

Em uma live no Instagram, Gominho, um dos melhores amigos de Preta, contou que não pretende transformar a pedra em acessório por receio de assaltos. “Eu não quero fazer joia de usar. E tenho medo de ser assaltado, né, moro no Rio de Janeiro”, disse.
Ele mostrou a caixinha com o diamante e explicou que o nome de Preta está gravado na peça. “Queria muito andar com ele, mas tenho medo de perder. Anel não vou fazer porque perco. Pensei em fazer uma pulseira e cravejar. Vou deixar do lado da minha cama.”
Como o diamante foi produzido
Segundo reportagem do Fantástico, parte das cinzas foi enviada a um laboratório em São Paulo, onde o carbono foi extraído e transformado em grafite. O material seguiu para a Índia, onde o processo de lapidação foi concluído, resultando em 12 diamantes destinados aos amigos da artista.
A joia entregue à família Gil foi produzida integralmente no Brasil, a partir de outra parte das cinzas, em um laboratório em Curitiba.
Processo químico para produção do diamante
Para isolar o carbono, especialistas utilizam técnicas de queima que aceleram processos naturais e removem compostos como enxofre e potássio. O procedimento gera carbono puro, base para a formação do diamante. O resultado, segundo técnicos, tem as mesmas propriedades químicas e físicas de pedras naturais.

+ Preta Gil faz primeiro registro pós-cirurgia e se declara para Gominho: 'Sempre comigo'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).