'Foi difícil chegar aqui sem a Preta', diz Daniela Mercury em premiação
Daniela Mercury se emocionou ao comentar as homenagens feitas à cantora Preta Gil, que morreu em julho após uma luta contra o câncer
Por Bruna Castelo Branco.
Daniela Mercury se emocionou ao comentar as homenagens feitas à cantora Preta Gil, que morreu em julho, aos 50 anos, após uma luta contra o câncer. Abalada, a artista baiana falou sobre a ausência da amiga e destacou a força demonstrada por ela durante o período de tratamento.
Em entrevista ao portal LeoDias, Daniela afirmou que teve dificuldades para comparecer ao Women’s Music Event (WME) Awards, realizado na quinta-feira (18). “Eu estou muito mexida emocionalmente. Foi difícil chegar aqui nesse ano sem a Preta. E ela está aqui, né? De algum jeito ela está. A Preta sempre foi muito iluminada, muito forte. E tudo que ela lutou contra a doença fez a gente admirá-la ainda mais”, declarou.
+ Gominho dá detalhes sobre últimos dias de Preta Gil: 'Estava se entregando'
+ O Kanalha vence prêmio e homenageia Preta Gil: 'Torcendo por mim'

A cantora também relembrou que, há cerca de dois anos, prestou uma homenagem à amiga ainda em vida. “Eu pude dizer tudo isso para ela. Se resgatarem esse vídeo, vão ver. Hoje estou aqui para celebrar a contribuição feminina na música e também para homenageá-la”, afirmou.
Daniela destacou ainda que o processo de luto permanece recente e doloroso. “Sentimos muito a falta dela, uma tristeza grande, porque está tudo muito recente”, completou.
+ Relembre emoção de Preta Gil em último show com Gilberto Gil em Salvador

Tratamento de Preta Gil nos Estados Unidos
Preta foi diagnosticada com câncer no intestino no início de 2023. Apesar do tratamento inicial, a doença retornou em agosto de 2024. Na autobiografia "Os Primeiros 50", a cantora narrou como descobriu o tumor maligno no reto e relatou as etapas iniciais de sua luta contra a doença.
Em dezembro do ano passado, ela passou por uma longa cirurgia, de quase 20 horas, para a retirada de novos tumores. O procedimento - realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo - tornou-se necessário após a equipe médica constatar que a quimioterapia realizada anteriormente não teve o resultado esperado. Diante disso, Preta Gil partiu para um novo tratamento nos EUA.
O tratamento em questão utilizava uma medicação experimental e exigia deslocamentos de cerca de 400 quilômetros entre Nova York e Washington, onde fica o centro médico especializado. Segundo informações da Coluna Entretê, Preta estava hospedada em um apartamento na cidade nova-iorquina, cedido pelo publicitário Nizan Guanaes e pela diretora Donatela Meirelles.
Durante a estadia nos Estados Unidos, Preta recebeu o apoio de familiares e amigos do meio artístico. Entre os que já estiveram com ela em Nova York estão a madrasta Flora Gil, a irmã Bela Gil, a sobrinha Flor Gil, além de nomes como a atriz Claudia Raia, o executivo de TV Boni, a apresentadora Sabrina Sato, o ator Nicolas Prattes e a cantora Ivete Sangalo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).