Festival das Periferias chega à 4ª edição no Subúrbio de Salvador
Festival das Periferias acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador
O Festival das Periferias chega à sua 4ª edição e já tem data marcada para o próximo encontro com a comunidade empreendedora e criativa da periferia de Salvador. Aberto ao público, o evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador. O evento contará com shows, feiras gastronômicas e diversas atividades culturais.
Com o tema “Somos Ubuntu – Eu sou, porque nós somos”, a edição 2025 destaca o protagonismo da juventude periférica, fortalecendo a ideia de pertencimento coletivo, cooperação e identidade cultural.
Programação do Festival das Periferias
Durante dois dias, o público poderá conferir uma programação diversificada, que inclui oficinas, apresentações artísticas, pocket shows, batalhas de slam, rodas de conversa e intercâmbios, com participação de coletivos internacionais da Argentina e Colômbia.
O Festival também contará com arenas temáticas, reunindo culinária local, artes, empreendedorismo e esportes, oferecendo experiências integradas ao público. Entre as atrações, destaca-se uma feira gastronômica, que permitirá a interação direta com talentos e serviços da comunidade.
A poesia periférica também ganha espaço com uma batalha de SLAM, com premiações para os vencedores. No sábado, outra batalha especial ocorrerá: o The Clash promove o encontro da Cultura BallRoom com o movimento Hip-Hop AllStyle, em uma competição entre os dois estilos, também com premiação para o vencedor da batalha final.
Entre os convidados e atrações musicais estão estudantes e a fanfarra escolar BAMABB, além de artistas da periferia de Salvador, como o rapper Shaft, a Banda Guias Cegos, a cantora Hévila Mello, a Banda Swing de Negro e o cortejo do Coletivo CIA Black Dance.
Projeto LabCIPÓ 2025
A Edição ANO IV do Festival das Periferias encerra as atividades do Projeto LabCIPÓ 2025. O evento é realizado pela CIPÓ Comunicação Interativa e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.
Novembro Salvador Capital Afro
A Prefeitura de Salvador realizou na segunda-feira (13), o lançamento oficial da programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025. A agenda vai contar com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, entre outras autoridades municipais.
Em 2022, o evento buscou destacar a cidade como referência no turismo afro. No ano seguinte, o Festival Salvador Capital Afro apresentou uma programação com painéis, rodadas de negócios, oficinas e showcases. Em 2024, o evento promoveu economia criativa negra e reuniu artistas, curadores, players e influenciadores, com foco no desenvolvimento da economia criativa negra e do afroturismo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).