Esposa de Leandro rebate ofensas de Capetinha: 'Não podemos normalizar'

Esposa de Leandro, do BBB 26, repudiou fala de Capetinha e detalhou trajetória de superação do marido

Por Anna Caroline Santiago.

A repercussão do último Sincerão no BBB 26 ganhou novos desdobramentos fora da casa. Donminique Azevedo, esposa do participante Leandro, utilizou suas redes sociais para repudiar as declarações do ex-jogador Edilson Capetinha, que chamou o baiano de "analfabeto" durante a dinâmica de segunda-feira (4).

Em um vídeo sensível e informativo, a jornalista detalhou a trajetória de superação do companheiro, criticando o uso do termo como ferramenta de desqualificação.

+ Enquete BBB 26: parcial revela quem deve ser eliminado no 3º paredão

Foto: redes sociais

Donminique destacou que a fala do ex-atleta reforça preconceitos estruturais. “Como uma pessoa que ajudou Leandro no processo dele de alfabetização tardia para poder terminar o ensino médio – uma pessoa com dislexia e com discalculia -, me chama muita atenção um conterrâneo nosso se referir a alguém como um ‘analfabeto’ de uma maneira tão depreciativa que só reforça estereótipos”, pontuou a jornalista, que atua com alfabetização de jovens e adultos desde os 13 anos.

A polêmica teve início quando Edilson, irritado com críticas recebidas no jogo, disparou: “Um cara desse, analfabeto, vai ganhar BBB?”. Confrontado por Leandro após a dinâmica, o ex-jogador tentou se justificar, afirmando que se referia a ser "analfabeto no jogo".

Para Donminique, no entanto, a fala ignora o passado de vulnerabilidade de Leandro, que enfrentou a situação de rua antes de conseguir estabilidade e acesso à educação.

“Quando conheci Leandro, ele não conseguia terminar o ensino médio porque enfrentava problemas de falta de alfabetização. Uma infância e uma adolescência atravessada por várias situações e vivências, inclusive de situação de rua”, relembrou.

O relato da esposa reforça que, com apoio e método, o hoje integrante do grupo "Pipoca" transformou sua realidade. Após concluir o ensino básico, Leandro ingressou em uma universidade pública, onde se formou em Música.

Para finalizar, a jornalista defendeu a democratização do prêmio e o respeito às diferentes trajetórias escolares: “A gente não pode normalizar essas falas. Nem todo mundo tem a mesma oportunidade. Fui professora durante dez anos em escola pública e, o que mais vi no contexto da educação, são pessoas tendo que lidar com tais fragilidades dentro do contexto da educação”, afirmou.

“Quem foi que disse que uma pessoa analfabeta não pode ganhar o BBB? Qualquer pessoa pode ganhar o BBB, inclusive uma pessoa analfabeta”, concluiu.

Após chamar Leandro de analfabeto, Capetinha ameaça desistir do BBB 26

Esposa de Leandro rebate ofensas de Capetinha: 'Não podemos normalizar'.Foto: Globoplay

Edílson Capetinha, integrante do Camarote do BBB 26, ameaça desistir do Big Brother Brasil 26. Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (3), o ex-jogador de futebol avisou aos colegas mais próximos, Babu Santana e Juliano Floss, que iria apertar botão de desistência, alegando que não aguentaria passar muito mais tempo na casa mais vigiada do Brasil.

A decisão ocorreu após a noite de segunda-feira (2), quando aconteceu o terceiro Sincerão da temporada. Durante a dinâmica, Edilson afirmou, de maneira pejorativa, que o baiano Leandro era analfabeto e, no final, acabou sendo escolhido pelo público como um membro da “arquibancada” do reality. Como forma de punição, ele deveria segurar uma vuvuzela durante a semana.

No entanto, no início da manhã, o pentacampeão mundial arrumou as malas e informou ao participante Juliano Floss que iria apertar o botão da desistência.

Leia mais: Aratu Folia: qual é a música do Carnaval de Salvador 2026? Vote aqui

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.