Entenda o que é o baba de saia, tradição da Sexta-Feira Santa na Bahia
O baba de saia, também chamado de baba de vinho, é uma tradição popular bastante conhecida na Bahia
Por Da redação.
Quem nunca se deparou com grupos de homens jogando futebol vestidos com roupas femininas na Sexta-Feira Santa, certamente, não mora em Salvador. O baba de saia, também chamado de baba de vinho, é uma tradição popular bastante conhecida na Bahia, especialmente na capital. A brincadeira reúne grupos de amigos para partidas de futebol em que os participantes entram em campo vestidos com roupas e acessórios femininos.
O evento costuma acontecer em momentos específicos do ano, principalmente na Sexta-Feira da Paixão, durante a Semana Santa, ou em confraternizações de fim de ano. Em diversos bairros da capital e também em cidades do interior, a prática se tornou um costume que mistura esporte, humor e convivência entre moradores.

Durante o jogo, é comum ver jogadores usando vestidos, saias, perucas e maquiagem. O clima costuma ser de descontração, com muita brincadeira dentro e fora de campo.
Além da partida, o baba de saia geralmente termina em momentos de confraternização, com churrasco, música e encontros entre amigos e familiares. Em algumas comunidades, a tradição também é aproveitada para promover ações solidárias.

Davi fala sobre costume no BBB
Há dois anos, a tradição ganhou as redes sociais por um motivo inusitado: o baiano Davi Brito, campeão do BBB 24, falou sobre o assunto durante uma conversa na piscina da casa do reality show. Na época, o participante explicou ao colega Matteus Amaral como funciona a celebração.
Durante o diálogo, Davi contou que a tradição reúne grupos de homens que se vestem com roupas femininas para celebrar o feriado, usando vestidos e acessórios emprestados de mães, tias, irmãs, namoradas e amigas. Depois do jogo, a confraternização segue pelas ruas com música e dança, geralmente acompanhando um carro de som.
A celebração costuma ocorrer na Sexta-Feira Santa, que antecede o domingo de Páscoa, e também no último dia do ano, antes das festas de Réveillon. Além do nome “baba de saia”, a brincadeira também é conhecida como “baba de vinho”.
“Lá em Salvador quando tem Sexta-Feira Santa, é o 'baba de saia', [a gente] se veste de mulher pra jogar bola, e no final do baba, um carro vai na rua com o som atrás ligado e todo mundo vai atrás brincando, dançando”, contou o brother.
Comentando sobre a tradição, Matteus destacou que a celebração se trata apenas de uma “brincadeira saudável”, avaliação com a qual Davi concordou. Em seguida, o gaúcho observou que algumas pessoas podem não gostar da prática.
“Eu não ligo, é pra brincar. Tô brincando, tô sendo eu, gosto de brincar dessas paradas. Não ligo muito pra o que vão falar ou deixam de falar”, acrescentou o baiano.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).