DIGNO DE OSCAR: Filme Cinderela Baiana alcança maioridade e blog relembra detalhes bem humorados da produção; Confira
DIGNO DE OSCAR: Filme Cinderela Baiana alcança maioridade e blog relembra detalhes bem humorados da produção; Confira
Por Da redação.
Do blog Quebrança, parceiro do Aratu Online.
Cinderela Baiana, filme baseado na história de vida de Carla Perez, está completando 18 anos em 2016. E se você ainda não viu este clássico, resolvemos montar um resumo com gifs e imagens desta que pode ser a história mais tocante já narrada no cinema nacional.
1 ? No começo do filme, Carla Perez e a mãe catam moedas no meio da estrada para conseguir comprar comida. Carla despertava a atenção dos caminhoneiros com sua dança.

Pedofilia.gif
2 ? Após a morte da mãe, Carla e o pai mudam-se para Salvador. Ele havia conseguido um emprego na capital. Três anos após a mudança (e algumas doses de fermento depois), Carla estava assim:

Feel old yet?
3 ? Depois de andar descalça do Pelourinho ao bairro do Uruguai (um percurso de uma hora e oito minutos de acordo com o Google Maps), Carla conhece os amigos Chico e Bucha.

Chico, por acaso, vem a ser interpretado por Lázaro Ramos, ainda inexperiente no Cinema
4 ? O trio vai para o Rio Vermelho (um percurso de duas horas e 12 minutos andando) e vai dançar num Centro Comunitário. Lá, Carla desperta a inveja por causa do seu rebolado.
O professor de dança é a favor da legalização, aparentemente
5 ? Do Rio Vermelho, os três partem para o bairro do Comércio comprar alguns acarajés. Dessa vez o percurso foi menor: uma hora e nove minutos andando. Lá, Carla sai sem nenhum bolinho, mas coloca todo mundo para dançar e a baiana consegue vender todos os acarajés.

Glee
6 ? Perto dali, o empresário Pierre (Perry Salles) faz negociações com um contratante estrangeiro e está à procura de uma dançarina para um show.
Atenção usuário de fone de ouvido. Esse personagem fala MUITO alto
7 ? A baiana de acarajé vai conversar com a mãe de santo e diz que a passagem de Carla perto do seu tabuleiro ?mudou a sorte dela?. A mãe de santo se levanta e começa a invocar todos os orixás existentes.

8 ? Depois de conversar com os orixás, a mãe de santo chega à seguinte conclusão:

9 ? O empresário continua procurando por uma dançarina e, para isso, conta com a ajuda de dois secretários. Um deles é interpretado por Analice Sales, hoje apresentadora de programas policiais em Salvador.

Pois é, o nome dela aparece nos créditos do filme e tudo!

10 ? No Centro Comunitário, Carla é humilhada por ser pobre. O que ela não sabia é que o empresário se encantou pelo gingado dela e quer colocá-la como dançarina do show.

É sério, esse cara fala muito alto
11 ? Carla é levada para o escritório do empresário e sofre, novamente, com o preconceito

Carla julgada por Analice Sales, quem diria
12 ? O empresário cai de amores por Carla e promete mundos e fundos para ela, roupas e uma turnê mundial.

Mix de acessórios
13 ? Agora contratada e repaginada, Carla volta para o escritório para acertar os detalhes da turnê e?

Chupa, Analice!
14 ? A ambição de Pierre começa a incomodar o pai de Carla (sim, ele ainda está no filme). Mesmo assim, Carla continua vivendo o lifestyle of the rich and famous.

Bebendo lavanda, por exemplo
15 ? Carla conhece Alexandre Pires em um dos shows e logo se apaixonam.

Ela pede para ele dar um autógrafo, ele a beija, ela desmaia. Juro. Nesta ordem
16 ? A ambição do empresário fica cada vez maior e Carla começa a ficar incomodada.

Tocante
17 ? Carla e Alexandre Pires ficam cada vez mais próximos. O empresário não gosta nada disso e começa a prejudicar a carreira da banda de Alexandre.

Porque na África só tem tribo, claro
Além disso, Pierre manda os seguranças darem uma surra no cantor. O que gerou uma das cenas mais constrangedoras do Cinema Nacional
18 ? Carla percebe que Pierre passou dos limites, dá um basta no contrato com o empresário e começa a tocar a carreira ao lado do namorado, Alexandre Pires.

Rica
19 ? Carla vai até o Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia para dar presentes para os pacientes. Cena sem nenhuma relação com o resto do filme, mas que mostra o coração bom da nossa musa.
Uma das crianças ainda ganhou um tamanquinho da Carla Perez
20 ? Indo para um show (só isso explica aquela roupa de odalisca), Carla encontra com crianças pedindo moedas na estrada (que claramente são os fundos do aeroporto de Salvador ? tem até um avião passando). A cena a faz recordar dos seus tempos de menina. Carla então diz aquela que, possivelmente, foi a maior fala que ela teve durante todo o filme:
Me dê isso, menina. Você devia estar brincando e estudando, não jogada na estrada para ganhar uns míseros trocados para matar a fome. Vai, passarinho! Você, como as crianças, também tem direito à liberdade. De que adiantam essas campanhas demagógicas se essas crianças continuam aqui na estrada e com fome? Todos pequeninos merecem proteção, alimentação, amor e paz!

21 ? No fim do filme, começa a tocar ?Melô do Tchan?, Carla dança com as crianças enquanto lembra-se de sua falecida mãe. Surge uma multidão de figurantes que se aproxima do grupo.

Até freiras aparecem para amarrar o Tchan!
22 ? Todos terminam dançando até que um misterioso helicóptero se aproxima. Misterioso mesmo, porque ele não tem função alguma no filme ? além de ser o responsável pelas cenas aéreas finais.

Com o fim do filme, um comentário no Youtube resume bem o que estamos sentindo neste momento:

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

