Cineasta espanhol critica brasileiros após indicações ao Oscar: 'Ultranacionalistas'
O diretor espanhol Oliver Laxe, responsável por Sirât, um dos concorrentes de O Agente Secreto no Oscar 2026, criticou brasileiros
Por Bruna Castelo Branco.
O diretor espanhol Oliver Laxe, responsável por Sirât, um dos concorrentes de O Agente Secreto na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional, fez comentários críticos a integrantes brasileiros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas horas após o anúncio dos indicados à 98ª edição da premiação. Confira, aqui, a lista de indicados ao Oscar.
+ Cine Glauber Rocha anuncia meia-entrada para quem for assistir a 'O Agente Secreto'
+ O que é a 'Perna Cabeluda'? Conheça lenda que aparece em 'O Agente Secreto'

Em entrevista ao talk show La Revuelta, exibido na quinta-feira (22), Laxe ironizou a atuação dos brasileiros que integram a Academia. “Há muitos brasileiros na Academia e nós adoramos eles, mas eles são ultranacionalistas. Acho que se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele”, afirmou.
Em janeiro, O Agente Secreto venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Wagner se tornou o primeiro brasileiro a levar o prêmio de Melhor Ator em Drama na premiação.
Atualmente, cerca de 60 brasileiros fazem parte da Academia, que reúne mais de 10,5 mil membros de diferentes áreas da indústria cinematográfica, como atuação, direção, produção, roteiro e trilha sonora. Integrar a instituição garante o direito de votar nas categorias do Oscar. Veja o vídeo:
"En la Academia hay mogollón de brasileños y los queremos un mogollón pero son ultranacionalistas. Yo creo que los brasileños presentan un zapato a los Oscar y lo votan todos".
— Premios Oscar (@PremiosOscar) January 22, 2026
No sabe dónde se ha metido. DEP Oliver Laxe. pic.twitter.com/NslP1u8VKa
Após a declaração, internautas brasileiros passaram a comentar em perfis ligados ao filme Sirât e a seus parceiros, criticando a fala do diretor e defendendo O Agente Secreto, longa estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho.
Oliver Laxe não possui conta oficial no Instagram. Ainda assim, usuários direcionaram mensagens a páginas relacionadas ao filme e à distribuidora norte-americana Neon, responsável tanto por Sirât quanto por O Agente Secreto, além de outros títulos que disputam a estatueta de filme internacional, como Valor Sentimental e Foi Apenas um Acidente.
+ 'Tem o molho': veja memes sobre vitória de Wagner Moura no Globo de Ouro

Entre os comentários, houve promessas de mobilização nas redes e críticas bem-humoradas ao filme espanhol. “Se prepara… Vem aí uma coisa muito forte: que se chama chuva de brasileiro”, escreveu uma usuária. “A blogueira menor do meu bairro tem mais seguidores que esse filme furreco”, comentou outro internauta. “Eu sei que é difícil não ter o molho, mas não precisa choramingar de inveja”, afirmou uma terceira.
Além das mensagens diretas, usuários também recorreram a gifs e memes, incluindo imagens do Canarinho Pistola e cenas de Wagner Moura na série Narcos (2015–2017), na qual interpretou o narcotraficante Pablo Escobar.
LEIA MAIS: Wagner Moura tem mais de 91% de chances de ganhar o Oscar 2026; veja lista
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).