BBB 26: Solange Couto espalha fake news sobre o Bolsa Família

Participante do BBB26, Solange Couto, espalha uma fake news sobre o Bolsa Família “É melhor você ter filhos do que estudar"

Por Laraelen Oliveira.

A participante do BBB26, Solange Couto, compartilhou uma fake news, na manhã desta terça-feira (13), durante uma conversa com os confinados sobre o benefício do Bolsa Família, que tem o objetivo de auxiliar famílias carentes de saúde, educação, alimentação e emprego. 

"Vi uma pessoa de poder no país, essa distância que a gente está da porta, uma garota dizendo assim: 'dona fulana, passei para a quinta série, quero completar, aqui na cidade não tem'. A pessoa virou e disse assim para a menina, que tinha 13 ou 14 anos, não vou dizer o nome do benefício: 'Você tem benefícios? Porque é melhor você ter filhos do que estudar'", começou a famosa.

Solange Couto (6 de julho de 1956) é uma renomada atriz brasileira, amplamente reconhecida pelo papel icônico de Dona Jura na novela O Clone (2001)/Foto: Redes Sociais 

Sol Veiga se chocou com a informação, e a Camarote seguiu: "Eu vi, ninguém me contou, eu estava lá. Então, é muito difícil quando um adolescente diz que quer estudar e escuta de uma pessoa mais velha que é melhor que ela procrie por conta de benefício".

Porque a fala de Solange não é verídica? 

A fala da atriz não reflete a realidade das regras e exigências do programa estadual. O site do governo federal deixa claro que o Bolsa Família é um benefício que visa facilitar o acesso das famílias em situações de vulnerabilidade a direitos básicos, como educação. Essas famílias são obrigadas a manter crianças e adolescentes matriculados e com uma frequência constante a escola para manter o benefício ativo, o que gera confusão em contraste com a fala de Solange. 

A atriz Solange Couto, de 69 anos, é uma das participantes confirmadas no grupo Camarote do BBB 26/Foto: Redes Sociais 

Bolsa Família: saiba como atualizar benefício, calendário de pagamento e valores 

O Bolsa Família é um programa federal que visa garantir renda para famílias em situação de pobreza, mediante o cumprimento de regras de saúde e educação. Famílias beneficiárias do Bolsa Família precisam checar o calendário de pagamentos do programa e verificar se seus dados foram atualizados. Para ter acesso ao benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), principal ferramenta do Governo Federal para conhecer o perfil que pessoas de baixa renda tenham acesso a benefícios sociais.

Inalterado desde o relançamento do programa, em março de 2023, o valor do Bolsa Família em 2026 permanece sem previsão de reajuste. A informação é do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), à Istoé Dinheiro. O orçamento de 2026 prevê  R$ 159,5 bilhões para o programa e o calendário de pagamentos das parcelas já está disponível.

O governo federal anunciou o calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2026. Os primeiros beneficiários a receber o benefício serão aqueles com Número de Identificação Social (NIS) de final 1. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os repasses terão início em 19 de janeiro de 2026. Os valores serão liberados de forma escalonada nos últimos dez dias úteis de cada mês. 

Leia também: Quarto Branco do BBB 26 bate recorde histórico com 60 horas de resistência

Leia também: BBB 26: que horas o Big Fone vai tocar? Confira detalhes

Leia também: BBB 26: Cowboy vence prova do líder após desistência de Jonas Sulzbach

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.