Saiba onde atualizar dados do Bolsa Família para não perder benefício

Dados do Bolsa Família devem ser atualizados no mínimo a cada dois anos

Por Júlia Naomi.

Com a chegada de um novo ano, surgem também  a necessidade de se planejar financeiramente. Por isso, famílias beneficiárias do Bolsa Família precisam checar o calendário de pagamentos do programa e verificar se seus dados foram atualizados.

Para receber o Bolsa Família, é necessário estar cadastrado no CadÚnico. Foto: Agência Brasil

O Bolsa Família é um programa federal que visa garantir renda para famílias em situação de pobreza, mediante o cumprimento de regras de saúde e educação. Para ter acesso ao benefício
é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), principal ferramenta do Governo Federal para conhecer o perfil que pessoas de baixa renda tenham acesso a benefícios sociais.

Sempre que houver alteração de endereço da família, troca de escola dos estudantes, entrada de novos moradores no domicílio, mudança de emprego ou perda do trabalho, ou qualquer outra modificação na situação familiar, é obrigatório atualizar o cadastro. A atualização também deve ser feita quando o último registro tiver sido realizado há mais de dois anos.

Esse cadastro é feito presencialmente em todo o Brasil, em locais que variam de cidade para cidade. É possível consultar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para verificação do local.

Onde atualizar dados do Bolsa Família em Salvador?

Em Salvador, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza e Esportes e Lazer (Sempre) faz atendimentos presenciais mediante agendamento, em 50 postos fixos. O cidadão deve agendar o atendimento por meio do site Salvador Digital ou do Aplicativo Fala Salvador, para um dos postos abaixo:

  • Sede do Cadastro Único (CadÚnico) - na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio;
  • Uma das 10 Prefeituras-Bairros (Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade; Cabula; Pau da lima e Valéria;
  • Unidade Cajazeiras;
  • NUAR, no Comércio;
  • Subúrbio 360, em Coutos;
  • CRAS;
  • CREAS;
  • Centro Pop.

Documentos para atualização do cadastro

Para realizar a atualização do cadastro, o responsável pela família (pessoa que declarou as informações na entrevista do CadÚnico) deve levar o documento original com foto e o CPF ou título de eleitor de todos os integrantes da família, além do comprovante de residência original.

No local do agendamento, o responsável é atendido por um entrevistador, que irá realizar a atualização.

Carteira de identidade. Foto: Marcelo Casal Jr | Agência Brasil

Quem pode ser beneficiário do Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa federal de repasse de recursos a família em situação de baixa renda, com rendimento mensal de R$ 218 por pessoa. 

É necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para ter acesso ao benefício. A seleção das famílias é feita de forma automática pelo programa, que analisa mensalmente quem atende aos critérios.

Após a aprovação, um representante da família recebe um cartão para movimentar os recursos, a serem depositados mensalmente em uma Conta Poupança Social.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.