Salvador realiza mutirão para atualização de saúde do Bolsa Família; confira
Mutirão da Secretaria Municipal da Saúde busca facilitar a atualização das condicionalidades do Bolsa Família em Salvador neste sábado (13)
Por Ananda Costa.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador promove neste sábado (13) uma ação especial para atualização das condicionalidades de saúde do Bolsa Família, referentes à 2ª vigência de 2025. A mobilização busca ampliar o acesso ao serviço, normalmente disponível nas unidades básicas da rede municipal de segunda a sexta-feira.

O mutirão inclui verificação do cartão de vacinação, avaliação de peso, altura e desenvolvimento de crianças menores de 7 anos, além do acompanhamento do pré-natal de gestantes, com atualização da caderneta específica. Mulheres entre 14 e 44 anos também terão seu estado de saúde e esquema vacinal avaliados.
Para realizar a atualização, é necessário apresentar cartão do Bolsa Família, RG, CPF, Caderneta da Criança e Cartão da Gestante, quando houver. A lista das unidades participantes será divulgada no perfil da SMS no Instagram (@smssalvador).
De acordo com a gestão municipal, cerca de 479 mil beneficiários precisam cumprir as condicionalidades de saúde neste segundo semestre. Até o momento, aproximadamente 209 mil já passaram pelo procedimento, o que representa 43,6% da cobertura prevista.
Pagamentos do Bolsa Família de dezembro

Os pagamentos do Bolsa Família de dezembro começaram nesta quarta-feira (10), após a Caixa Econômica Federal antecipar o calendário de repasses devido ao recesso de fim de ano. As parcelas serão liberadas até 23 de dezembro, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Como de rotina, os valores são depositados automaticamente na conta poupança social do Caixa Tem, podendo ser movimentados pelo aplicativo ou pelo cartão do programa.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) reforça que o calendário escalonado é mantido para evitar filas e agilizar o acesso ao benefício.
NIS final 1: 10/12
NIS final 2: 11/12
NIS final 3: 12/12
NIS final 4: 15/12
NIS final 5: 16/12
NIS final 6: 17/12
NIS final 7: 18/12
NIS final 8: 19/12
NIS final 9: 22/12
NIS final 0: 23/12
Quem tem direito, valor e como se cadastrar

Mas o que é necessário para garantir o auxílio do programa Bolsa Família? Quem tem direito? Quais documentos são exigidos? Qual valor a ser recebido? Para esclarecer essas dúvidas, o Aratu On separou as principais informações para quem precisa do auxílio.
O programa Bolsa Família é um auxílio disponibilizado pelo Governo Federal para garantir renda às famílias em situação de pobreza. O benefício é reconhecido internacionalmente por promover dignidade e cidadania às famílias brasileiras.
A principal regra para ter acesso ao benefício do programa é que a renda per capita (por pessoa) da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), que, em 2024, cerca de 7 milhões de famílias estavam com o cadastro desatualizado .
Em junho deste ano, uma novidade passou a valer como regra do benefício. A partir da folha de pagamentos de julho, às famílias que ultrapassarem o limite de renda para entrada no Bolsa Família poderão seguir no programa por até 12 meses, recebendo 50% do valor do benefício.
LEIA MAIS: Mega-Sena sorteia prêmio que rende mais de R$250 mil por mês; confira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).