Senai divulga 60 vagas com bolsa auxilio para estudantes de baixa renda
Senai Cimatec está com inscrições abertas para o Vestibular Social 2026.1, programa que oferece bolsas de estudo integrais destinadas a candidatos de baixa renda
Por Rosana Bomfim.
A Universidade Senai Cimatec está com inscrições abertas para o Vestibular Social 2026.1, programa que oferece bolsas de estudo integrais destinadas a candidatos de baixa renda. A universidade disponibiliza 60 vagas, distribuídas entre sete cursos de Engenharia, além de Arquitetura e Urbanismo e o bacharelado EAD em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
As inscrições podem ser realizadas até 11 de novembro, no site oficial da universidade. A prova presencial está marcada para o dia 23 de novembro.
Os estudantes contemplados com as bolsas também podem participar do Programa Parceiro Social, no qual empresas parceiras oferecem um notebook e uma bolsa-auxílio de R$ 500, destinada a ajudar nas despesas durante o curso.
Cursos disponíveis para o Vestibular Social 2026.1:
-
Engenharia da Computação
-
Engenharia Mecânica
-
Engenharia Civil
-
Engenharia de Controle e Automação
-
Engenharia Elétrica
-
Engenharia Química
-
Engenharia de Produção
-
Arquitetura e Urbanismo
-
Ciência de Dados e Inteligência Artificial (EAD)
Neste ano, o Senai já havia anunciado cursos gratuitos em Alagoinhas, com o objetivo de impulsionar a qualificação profissional na região. O Senac Bahia abriu inscrições para mais de 1.500 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional e aperfeiçoamento no segundo semestre de 2025.
Mais cursos gratuitos
A Neoenergia prorrogou o prazo para a inscrição do curso gratuito de Formação de Eletricistas da Neoenergia Coelba. O prazo final para inscrições que iria até o fim do mês passado, mas agora foi prorrogado até o dia 30 de outubro. A oportunidade é destinada a moradores de Seabra, Itaberaba e Feira de Santana, na Bahia, que atendam aos requisitos do processo seletivo.
A Bahia vem se consolidando como um polo de oportunidades para quem busca capacitação profissional e os cursos gratuitos oferecidos têm papel fundamental no acesso ao mercado de trabalho. No estado, existem diversas oportunidades através de programas estruturados de formação técnica, cursos presenciais e a distância com certificação.
LEIA MAIS: Redação nota 1000 no ENEM: 10 dicas para mandar bem na redação
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).