Se ligue, estudante! Resultados do Enem 2025 são divulgados nesta sexta
De acordo com Ministério da Educação, os resultados do Enem 2025 são divulgados nesta sexta-feira, na Página do Participante
Por Lucas Pereira.
Atenção estudantes de todo o Brasil, que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado: o Ministério da Educação (MEC) informou que os resultados do Enem 2025 são divulgados nesta sexta-feira (16).

As notas estarão disponíveis na Página do Participante e podem ser usadas no Sisu, Prouni e Fies para ingresso na educação superior. Além da nota da redação — que varia de zero a mil pontos — estarão disponíveis as pontuações das quatro áreas de conhecimento.
Vale lembrar que para os chamados “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será publicado posteriormente.
A edição de 2025 do exame foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba as provas ocorreram nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
Sisu 2026
O Ministério da Educação (MEC) divulgou quando começam as inscrições e o cronograma do Sisu 2026 (Sistema de Seleção Unificado), que terá novidades na edição do próximo ano. As inscrições podem ser feitas do dia 19 de janeiro de 2026 até às 23h59 do dia 23.
Ao todo, serão ofertadas 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país. Como novidade dessa edição, o processo seletivo vai usar as notas do Enem 2023, 2024 ou 2025, desde que o candidato não tenha participado como treineiro e não tenha zerado a redação. Até a edição anterior, apenas estudantes que haviam realizado o Enem mais recente podiam concorrer às vagas.
Instituições com mais vagas
Outro dado compartilhado melo MEC foi o ranking das instituições com mais vagas oferecidas. A Bahia, terceiro estado com mais vagas disponibilizadas, é representado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que oferta quase 6 mil vagas para ingresso. O Rio de Janeiro lidera com mais de 18 mil vagas, divididas entre a Universidade Federal (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Enem no Brasil
Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, do Prouni e do Fies. Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos.
Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).