PartiuIF: Inscrições abertas para curso preparatório de ingresso no IFBA
Inscrições abertas para curso preparatório de ingresso no IFBA voltados para estudantes do 9º ano da rede pública
Por Lucas Pereira.
O Instituto Federal da Bahia (IFBA) anunciou, nesta segunda-feira (9), que as inscrições estão abertas para o Programa PartiuIF 2026. A iniciativa oferece mil vagas para um curso preparatório gratuito voltado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental que desejam ingressar nos cursos técnicos da instituição.

O programa foca em estudantes da rede pública, com prioridade para perfis de vulnerabilidade socioeconômica, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Aqueles que forem selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 200 durante os oito meses de curso.
Em 2026, o programa está distribuído em 25 turmas, com 40 estudantes cada, espalhadas por 24 municípios baianos. Na capital, as vagas estão divididas entre o Campus Salvador (Barbalho) e a Reitoria (Canela), com formulários de inscrição específicos para cada unidade. As aulas buscam a recuperação de aprendizagens e o fortalecimento de competências em áreas como Língua Portuguesa e Matemática.
Com carga horária prevista para iniciar em abril de 2026, o curso funciona como uma ponte para a Rede Federal de Educação Profissional. Os interessados devem ficar atentos ao prazo, que segue até o dia 6 de março, e realizar a inscrição via formulários eletrônicos disponibilizados nos editais de cada campus.
Mais informações sobre as vagas nas 24 cidades podem ser obtidas com a Coordenação do PartiuIF em cada campus do IFBA, por meio dos canais do PartiuIF.
As unidades do IFBA participantes são: Barreiras, Brumado, Camaçari, Campo Formoso, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista. A capital baiana conta com 80 vagas e duas turmas, cujas aulas serão realizadas no campus Salvador, no bairro do Barbalho, e na Reitoria do Instituto, no Canela.
Os editais de cada unidade com informações detalhadas sobre inscrições, vagas, cronograma e critérios de seleção estão disponíveis na página do PartiuIF do IFBA: https://portal.ifba.edu.br/partiuif/2026/partiuif_oferta_nas_unidades
Vale lembrar que em novembro de 2025, a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) implementou a linha 0152-01-Barbalho-Lapa/Garcia, que atende a uma solicitação do Campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Salvador, de simplificar o translado até a instituição.
O novo itinerário, operado com micro-ônibus, foi ajustado para realizar o trajeto em frente ao IFBA, no sentido Lapa, ampliando o atendimento aos estudantes, professores e servidores que utilizam o transporte público na região. Os horários de operação serão às 20h55, 22h10 e 22h30, garantindo mais opções de deslocamento principalmente no período noturno.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).