MEC lança consulta sobre uso de materiais do PNLD nas escolas
Esta é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa
O Ministério da Educação (MEC) iniciou uma consulta nacional para avaliar como as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) estão sendo incorporadas às práticas pedagógicas nas escolas brasileiras. Por meio de um formulário online, dirigentes e secretários municipais de educação poderão compartilhar suas impressões e sugestões até o dia 31 de janeiro de 2025.
O questionário, enviado por e-mail aos gestores, também está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). Esta é a primeira iniciativa de diagnóstico desse tipo dentro do programa, com a previsão de que outras consultas sejam realizadas no próximo ano para aprofundar o levantamento.
+ Escolas em Salvador têm aulas suspensas a cada cinco dias por conta da violência urbana
O MEC busca dimensionar o impacto dos livros do PNLD na qualidade da educação e no processo de ensino-aprendizagem. As informações coletadas ajudarão a identificar pontos fortes e áreas que necessitam de aprimoramento, com o objetivo de promover melhorias no programa.
Antes desta etapa, professores já contribuíram com avaliações sobre o PNLD, fornecendo um panorama inicial das práticas e desafios enfrentados no uso dos materiais didáticos em sala de aula.
Colaboração institucional
A pesquisa está sendo conduzida pela Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD). A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Coordenadorias do MEC também estão engajadas no processo.
+ Sobe para 41 o número de mortos em acidente na BR-116, em Minas Gerais
Essa consulta reforça o compromisso do MEC em envolver diferentes atores educacionais para fortalecer a implementação do PNLD e garantir que os materiais didáticos atendam às necessidades de professores e estudantes em todo o país.
Com informações da Agência Brasil
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).