Lumino: Bellintani e Ana Coelho lançam faculdade de negócios em Salvador
Após 15 anos, Bellintani volta à sala de aula para lecionar na Lumino – New Business School, novo projeto educacional instalado no Palacete Tira-Chapéu, Centro Histórico de Salvador
Por Juana Castro.
Salvador ganha, a partir de fevereiro de 2026, uma faculdade de negócios que promete unir excelência acadêmica, inovação e impacto social. A Lumino – New Business School será inaugurada no Palacete Tira-Chapéu, na Rua Chile, no Centro Histórico, e marca o retorno de Guilherme Bellintani à sala de aula após 15 anos, ao lado da empresária Ana Coelho, CEO do Grupo Aratu.

Projeto 'do coração' de Guilherme Bellintani
Com cursos de graduação e pós-graduação em Administração, a Lumino nasce com o objetivo de posicionar a Bahia no mapa global da educação em negócios. O projeto é liderado por Bellintani, que assume como diretor-geral, e por Ana Coelho, que integra a liderança e destaca o propósito social da iniciativa.
Durante a divulgação do projeto, Bellintani ressaltou a formação de um corpo docente de excelência e seu entusiasmo com o retorno às salas de aula: “A gente vai, primeiro, atrair os professores mais capacitados da cidade. Eu, pessoalmente, serei professor da instituição, sou diretor-geral e vou para a sala de aula. Depois de 15 anos, volto para ensinar, e estou muito ansioso por isso”, afirmou Bellintani. “O corpo docente está sendo formado para equilibrar rigor científico com experiência prática, unindo pesquisadores e empreendedores que impactaram a vida real.”
O empresário, que foi presidente do Esporte Clube Bahia e secretário de Educação de Salvador, definiu a Lumino como seu “novo projeto do coração”. Ele anunciou a iniciativa pela primeira vez no programa Linha de Frente, da TV Aratu, apresentado por Pablo Reis. Segundo ele, a proposta é criar um ambiente de aprendizado diverso.

“Não quero uma faculdade de playground, só com filhinho de papai. Vamos oferecer bolsas integrais para quem vem da periferia.”
Lumino distribuirá R$ 6 milhões em bolsas de estudo
A empresária Ana Coelho destacou que a Lumino reflete um compromisso coletivo com o desenvolvimento social e com novas formas de ensinar.
“Estou muito feliz de fazer parte do projeto. A gente tem que devolver à sociedade, e essa faculdade vem com esse propósito: mostrar a importância de empreender e cuidar do que o mundo pede hoje”, disse Ana.

Com uma metodologia baseada na integração entre teoria e prática, a instituição distribuirá R$ 6 milhões em bolsas de estudo, com valores de mensalidade ajustados de acordo com a renda familiar. O modelo busca promover diversidade e inclusão no ambiente acadêmico, mesclando estudantes de diferentes contextos sociais.

Estrutura e metodologia da Lumino
A Lumino vai ocupar o segundo andar do Palacete Tira-Chapéu, com previsão de expansão para abrigar os futuros Lumino Labs — espaços de aprendizagem prática em negócios. O curso de Administração terá duração de quatro anos e combina métodos tradicionais e ativos, estimulando as três dimensões do aprendizado: saber, saber-fazer e saber-agir.
Confira abaixo algumas imagens do projeto:



O processo seletivo da primeira turma ocorre em 7 de dezembro de 2025, com imersão, provas e entrevistas. As inscrições estão abertas no site Strix Educação.
Time de liderança e consultoria da Lumino
Além de Bellintani e Ana Coelho, o corpo de liderança conta com Ana Carolina Mascarenhas, Francisco Sales, Fredie Didier Jr. e Valton Pessoa. A concepção pedagógica tem consultoria da professora Isabel Sartori e do especialista em design curricular Alexandre Nicolini.
“A Lumino parte da convicção de que os modelos educacionais tradicionais já não atendem às demandas do século XXI. O termo ‘New’ expressa essa essência inovadora, voltada a formar líderes e empreendedores capazes de compreender e moldar as dinâmicas do mercado global”, afirmou Ana Coelho.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
 Ao vivo
Ao vivo