Lumino: Bellintani e Ana Coelho lançam faculdade de negócios em Salvador

Após 15 anos, Bellintani volta à sala de aula para lecionar na Lumino – New Business School, novo projeto educacional instalado no Palacete Tira-Chapéu, Centro Histórico de Salvador

Por Juana Castro.

Salvador ganha, a partir de fevereiro de 2026, uma faculdade de negócios que promete unir excelência acadêmica, inovação e impacto social. A Lumino – New Business School será inaugurada no Palacete Tira-Chapéu, na Rua Chile, no Centro Histórico, e marca o retorno de Guilherme Bellintani à sala de aula após 15 anos, ao lado da empresária Ana Coelho, CEO do Grupo Aratu.

Após 15 anos, Bellintani volta à sala de aula para lecionar na Lumino – New Business School, novo projeto educacional instalado no Palacete Tirachapéu, centro histórico de Salvador

Projeto 'do coração' de Guilherme Bellintani

Com cursos de graduação e pós-graduação em Administração, a Lumino nasce com o objetivo de posicionar a Bahia no mapa global da educação em negócios. O projeto é liderado por Bellintani, que assume como diretor-geral, e por Ana Coelho, que integra a liderança e destaca o propósito social da iniciativa.

Durante a divulgação do projeto, Bellintani ressaltou a formação de um corpo docente de excelência e seu entusiasmo com o retorno às salas de aula: “A gente vai, primeiro, atrair os professores mais capacitados da cidade. Eu, pessoalmente, serei professor da instituição, sou diretor-geral e vou para a sala de aula. Depois de 15 anos, volto para ensinar, e estou muito ansioso por isso”, afirmou Bellintani. “O corpo docente está sendo formado para equilibrar rigor científico com experiência prática, unindo pesquisadores e empreendedores que impactaram a vida real.”

O empresário, que foi presidente do Esporte Clube Bahia e secretário de Educação de Salvador, definiu a Lumino como seu “novo projeto do coração”. Ele anunciou a iniciativa pela primeira vez no programa Linha de Frente, da TV Aratu, apresentado por Pablo Reis. Segundo ele, a proposta é criar um ambiente de aprendizado diverso.

Guilherme Bellintani    Divulgação

“Não quero uma faculdade de playground, só com filhinho de papai. Vamos oferecer bolsas integrais para quem vem da periferia.”

Lumino distribuirá R$ 6 milhões em bolsas de estudo

A empresária Ana Coelho destacou que a Lumino reflete um compromisso coletivo com o desenvolvimento social e com novas formas de ensinar.

“Estou muito feliz de fazer parte do projeto. A gente tem que devolver à sociedade, e essa faculdade vem com esse propósito: mostrar a importância de empreender e cuidar do que o mundo pede hoje”, disse Ana.

Ana Coelho   Vítor Castro   Divulgação

Com uma metodologia baseada na integração entre teoria e prática, a instituição distribuirá R$ 6 milhões em bolsas de estudo, com valores de mensalidade ajustados de acordo com a renda familiar. O modelo busca promover diversidade e inclusão no ambiente acadêmico, mesclando estudantes de diferentes contextos sociais.

A Lumino, faculdade de negócios, funcionará no Palacete Tira-Chapéu, Centro Histórico de Salvador

Estrutura e metodologia da Lumino

A Lumino vai ocupar o segundo andar do Palacete Tira-Chapéu, com previsão de expansão para abrigar os futuros Lumino Labs — espaços de aprendizagem prática em negócios. O curso de Administração terá duração de quatro anos e combina métodos tradicionais e ativos, estimulando as três dimensões do aprendizado: saber, saber-fazer e saber-agir.

Confira abaixo algumas imagens do projeto:

Um dos espaços da Lumino | Imagem: divulgação

Uma das salas de aula da Lumino | Imagem: divulgação

Uma das salas de aula da Lumino | Imagem: divulgação

O processo seletivo da primeira turma ocorre em 7 de dezembro de 2025, com imersão, provas e entrevistas. As inscrições estão abertas no site Strix Educação.

Time de liderança e consultoria da Lumino

Além de Bellintani e Ana Coelho, o corpo de liderança conta com Ana Carolina Mascarenhas, Francisco Sales, Fredie Didier Jr. e Valton Pessoa. A concepção pedagógica tem consultoria da professora Isabel Sartori e do especialista em design curricular Alexandre Nicolini.

“A Lumino parte da convicção de que os modelos educacionais tradicionais já não atendem às demandas do século XXI. O termo ‘New’ expressa essa essência inovadora, voltada a formar líderes e empreendedores capazes de compreender e moldar as dinâmicas do mercado global”, afirmou Ana Coelho.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.