Lista de espera do Sisu 2026: saiba até quando realizar inscrição
Para concorrer na lista de espera do Sisu 2026, é necessário manifestar interesse no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Por Júlia Naomi.
Com a divulgação do resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, na madrugada desta quinta-feira (29), surgem dúvidas sobre o funcionamento da lista de espera e prazo para manifestar interesse na participação.

Os candidatos podem consultar se foram aprovados em uma das opções escolhidas durante o período de inscrições do Sisu 2026 no site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Aqueles que foram aprovados na chamada regular poderão fazer a matrícula a partir do dia 2 de fevereiro, conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Entenda como funciona a lista de espera do Sisu 2026
A cada ano, durante o período de inscrições no Sisu e após a divulgação dos resultados, é comum se deparar com candidatos com a seguinte dúvida: é possível participar da lista de espera quando há uma reprovação na primeira opção desejada, mas aprovação na segunda?
De acordo com o MEC, candidatos aprovados na chamada regular em qualquer uma das opções indicadas no momento da inscrição, seja na primeira ou na segunda, não podem participar da lista de espera do Sisu.

A lista de espera é um recurso disponível apenas aos candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas escolhas na chamada regular.
Prazo para manifestar interesse na lista de espera do Sisu 2026
Para concorrer por meio da lista de espera, o candidato deve manifestar interesse no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
O sistema indica a melhor classificação do participante entre as modalidades de concorrência em cada curso, informação que pode ajudar na decisão sobre qual lista de espera escolher. Após a manifestação de interesse, a convocação segue a ordem se classificação da chamada regular.
ProUni e Fies
Além das modalidades de concorrência a vagas em instituições públicas pelo Sisu, estudantes de todo o Brasil também podem ingressar no ensino superior em instituições privadas com o apoio do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Financiamento Estudantil (Fies). O Aratu On explica as diferenças entre essas formas de acesso e como a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é utilizada em cada uma dessas opções.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).