Leitura literária se torna obrigatória nas escolas e universidades da Bahia
Bahia torna obrigatória a leitura literária nas escolas e universidades, com foco na formação de leitores críticos e na valorização das artes e da cultura
O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) aprovou resolução que estabelece obrigatoriedade da prática de leitura literária nas escolas de educação básica e nas universidades estaduais. A medida, que visa promover a formação de leitores críticos e cidadãos conscientes, foi homologada nesta terça-feira (12/11).
As determinações foram deliberadas em sessão ordinária do Conselho Estadual de Educação (CEE), em Feira de Santana, no dia 25 de julho. A secretária de Educação Rowenna Britto assina o texto.
A resolução, publicada na edição desta quarta (13/11) do Diário Oficial, determina que a educação artístico-literária seja tratada como temática transversal nos currículos, abrangendo todas as etapas do ensino, desde a Educação Infantil até a Educação Superior. No ensino básico, as escolas deverão integrar práticas de leitura e escrita literária, estimulando a criatividade e a reflexão crítica dos alunos por meio da literatura e das artes, como teatro, música e cinema.
Além disso, a resolução enfatiza a importância de considerar a diversidade cultural local nas atividades literárias, incluindo iniciativas como feiras literárias e clubes de leitura. Para os alunos com necessidades especiais, a educação artístico-literária será adaptada para garantir a acessibilidade, com o uso de recursos como audiolivros, livros em braille e tecnologias assistivas.
No Ensino Superior, a medida também prevê a inclusão da educação literária nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, com a realização de eventos, atividades de extensão e discussões literárias. O objetivo é fortalecer a formação dos estudantes, ampliando sua capacidade de análise crítica e sua conexão com o contexto cultural, social e histórico das obras literárias.
Com a implementação da Resolução, a Bahia busca não apenas aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, mas também fomentar uma maior compreensão da arte e da literatura como elementos essenciais para a formação de uma sociedade mais crítica, criativa e culturalmente rica. A medida entra em vigor imediatamente.
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