Educação

Governo da Bahia libera recursos para Escolas Familiares Agrícolas e Casas Familiares Rurais

Jerônimo disse que espera realizar o depósito para todas as escolas contempladas até abril

Por Matheus Caldas

Governo da Bahia libera recursos para Escolas Familiares Agrícolas e Casas Familiares RuraisCréditos da foto: Mateus Pereira/GOVBA
O Diário Oficial do Estado da Bahia publicou na sexta-feira (17/3) a liberação de R$ 9.689.301 para a manutenção, custeio e desenvolvimento de ações educacionais em cinco Escolas Famílias Agrícolas (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR) no estado. As unidades beneficiadas já haviam tido suas contas aprovadas pela Secretaria da Educação do Estado e entregaram documentação e plano de trabalho. O repasse faz parte de um montante de R$ 47,4 milhões previstos para um total de 30 EFAs e três CFR.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou em um vídeo publicado nas redes sociais que o dinheiro já foi repassado às instituições. Ele disse que espera realizar o depósito para todas as escolas contempladas até abril. "Nesta sexta-feira, dia 17, já está na conta o dinheiro de cinco Escolas e Casas. No total são 33, então vamos continuar trabalhando para que a gente possa, ainda no mês de março, no máximo em abril, fazer o depósito desse recurso na conta de todas as escolas", declarou.
As EFAs e CFRs que receberam os recursos são Associação das Famílias Agrícolas de Paramirim (AFAPA), Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), Associação da Escola Família Agrícola de Angical (AEFAA), Associação Escola Família Agrícola de Boquira (AEFAB) e Associação Beneficente Promocional Agrícola de Riacho de Santana (ABEPARS).
A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, elogiou o compromisso do governador com a educação e ressaltou a importância da educação contextualizada com a realidade do campo. Poliana Reis, coordenadora da Educação do Campo e Quilombola da SEC, destacou que as EFAs e CFRs são importantes unidades do campo que utilizam a Pedagogia da Alternância como metodologia de ensino, permitindo que os estudantes construam uma educação mais contextualizada de acordo com o modo de vida do campo.
Além disso, a portaria que estabelece os critérios para a parceria de apoio técnico-financeiro entre o governo do Estado e as entidades que fazem a gestão dessas unidades escolares foi publicada no início de março. A liberação dos recursos foi rápida para essas escolas, mas as outras unidades serão contempladas gradativamente, na medida em que a prestação de contas e o plano de trabalho forem aprovados.
Entre os itens financiáveis na parceria técnico-financeira estão: máquinas agrícolas, bens permanentes, combustível, material de consumo e utensílios, material didático-pedagógico, material didático-esportivo, material de expediente, material de limpeza, materiais para pequenos reparos, equipamento, máquinas e ferramentas agrícolas de caráter didático-pedagógico, gêneros alimentícios, prestação de serviços de manutenção e pequenos reparos, remuneração de pessoal e respectivos encargos sociais, pagamento de água, luz e internet, equipamentos e material permanente (itens de dormitórios, utensílios de cozinha, mobiliário e aparelhos em geral) associados à atividade de docência.

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