Estudantes são "enganados" com falsa aprovação no vestibular da UNEB; entenda
A UNEB salienta que recebeu formalmente os primeiros questionamentos sobre o resultado divulgado no fim da manhã do dia 30 de agosto de 2022.
A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicou nota, nesta última quarta-feira (31/8), informando que a lista de aprovados em primeira opção de curso no Vestibular 2022.2 foi republicada no site oficial do concurso, disponível neste link. Na prática, alguns alunos foram "enganados" e chegaram a acreditar que foram aprovados.
A polêmica situação foi necessária após vestibulandos começaram a denunciar erros nas colocações da primeira lista de selecionados para as 860 vagas disponibilizadas pela UNEB, na última segunda-feira (29/8).
Em nota, a instituição ressalta que "o Centro de Processos Seletivos (CPS), responsável pela execução do certame, constatou que a razão da republicação da lista de aprovados deu-se devido à identificação de um erro na aplicação da fórmula matemática utilizada para processar o resultado final e a classificação dos candidatos e candidatas".
A UNEB salientou ainda que recebeu formalmente os primeiros questionamentos sobre o resultado divulgado no fim da manhã de terça-feira (30/8) e, "de forma célere, acionou os setores responsáveis para apuração".
A aplicação da fórmula matemática teria sido ainda devidamente ajustada e o resultado foi reprocessado da maneira correta, o que resultou em uma lista com retificações publicada na noite do mesmo dia.
Reconhecendo os inconvenientes decorrentes da falha técnica, a Universidade disse, também, "lamentar pelos transtornos causados e solidariza-se com os candidatos e as candidatas e seus familiares. Além de informar que está apurando internamente as responsabilidades pela incorreção".
"A Universidade reafirma a todos os candidatos e candidatas e à sociedade a inteira idoneidade e lisura do seu Vestibular, consolidado historicamente como um importante instrumento de democratização do acesso ao ensino superior público em todo o estado da Bahia", diz o texto.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!