Estudantes de Santo Amaro vencem premiação de Iniciação à Robótica
Evento ocorreu em Alagoinhas, reunindo estudantes dos territórios do Recôncavo e do Litoral Norte e Agreste Baiano
Os estudantes da Escola Municipal Professora Carminha, no município de Santo Amaro, venceram a premiação de Iniciação à Robótica da Bracell, com o projeto sustentável de “Monitoramento da qualidade da água”. O evento de premiação, que contou com os representantes das sete escolas que desenvolveram projetos e sistemas de robótica, ocorreu nesta quarta-feira (18), em Alagoinhas.
Uma das desenvolvedoras do projeto vencedor, a estudante Anair Rosa, 10 anos, não escondeu a felicidade de ser premiada juntamente com os colegas. Ela também destacou a importância de desenvolver a iniciativa. “Gostei muito de fazer este projeto, porque, além de aprender um pouco mais sobre tecnologia e robótica, também aprendi ciência. Também pude socializar mais com os meus colegas e tive novas experiências. Foi inesquecível. Vai fazer parte da minha vida”, festejou.
Fábio Oliveira, coordenador de Responsabilidade Social da Bracell, afirma que a premiação é o encerramento do ciclo 2024 do Ecomunidade, que capacita moradores das comunidades da região de atuação da empresa para atuarem como ecoagentes.
Por isso, todos os grupos pertencentes ao projeto apresentaram trabalhos de robótica relacionados a soluções de gestão ambiental. “Estamos juntando tecnologia e ações sustentáveis para o meio ambiente e, ao lado dos moradores das comunidades, produzindo soluções que serão úteis para a preservação da natureza e, consecutivamente, trazendo benefícios para a sociedade”, reforça.
Segundo e terceiro lugares
Outros dois projetos também foram premiados pela iniciativa. O que ficou em segundo lugar foi o desenvolvido por estudantes do 5⁰ ano da Escola Municipal Rômulo Galvão, do município de Catu, que criaram um “Sistema de alerta de incêndio”. O projeto dos alunos da Escola Municipal Angelina Garcia Avenas, em Itanagra, ficou na terceira posição, com a “Automação de lâmpadas e dispositivos domésticos”.
Desenvolvido ao longo de quatro meses de aprendizado, o projeto de Iniciação à Robótica da Bracell envolveu estudantes do ensino básico de escolas dos territórios do Recôncavo e do Litoral Norte e Agreste Baiano. A ideia da iniciativa, de acordo com Fábio Oliveira, é estimular o desenvolvimento de práticas de robótica educacional alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental aplicados ao dia a dia dos estudantes e de toda a comunidade. Para isso, foram oferecidas oficinas práticas para a produção de projetos e a criação de dispositivos e sistemas robóticos.
Escolas eprojetos que participaram da Final:
Escola Municipal Professora Carminha (1º LUGAR)
• Município: Santo Amaro
• Projeto: Monitoramento da qualidade da água
• Grupo escolar: alunos do 4⁰ ano
Escola Municipal Rômulo Galvão (2º LUGAR)
• Município: Catu
• Projeto: Sistema de alerta de incêndio
• Grupo escolar: alunos do 5⁰ ano
Escola Municipal Angelina Garcia Avenas (3º LUGAR)
• Município: Itanagra
• Projeto: Automação de lâmpadas e dispositivos domésticos
• Grupo escolar: alunos do 7⁰ ano
Escola Municipal Alaíde Santana Santos
• Município: Alagoinhas (Comunidade Tombador)
• Projeto: Estufa Automatizada com Arduino
• Grupo escolar: alunos do 4º ano
Escola Municipal Professora Maria Alves Pimenta Batista
• Município: Entre Rios
• Projeto: Sistema de irrigação automatizado
• Grupo escolar: alunos do 7⁰ ano
Escola Municipal Josiane Santos da Conceição
• Município: São Sebastião do Passé
• Projeto: Energia renovável com painéis solares
• Grupo escolar: alunos do 6⁰ ano
Escola Municipal Ananias de Moura Requião
• Município: Santo Amaro
• Projeto: Sistema de reutilização de água de chuva
• Grupo escolar: alunos do 3⁰ e 4⁰ anos
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