Enem 2025: roupas confortáveis são aliadas do bom desempenho no exame
Roupas leves e confortáveis são um aliado importante para o conforto na hora do Enem
Por Rosana Bomfim.
A escolha da vestimenta pode ser determinante para um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Especialistas destacam que roupas confortáveis são essenciais para manter a concentração e o bem-estar ao longo das mais de cinco horas de exame.
De acordo com a fisioterapeuta Elisabete Dias, o ideal é optar por peças leves, que facilitem a transpiração e não restrinjam os movimentos.

Entre as recomendações estão camisetas de algodão, bermudas, calças de tecido fino ou shorts, além de calçados habituais, como tênis, sandálias ou chinelos confortáveis. O uso de acessórios pesados, cintos apertados ou roupas novas deve ser evitado.
As regras do Enem também exigem atenção. Não são permitidos bonés, chapéus, viseiras, gorros ou óculos escuros, embora camisas de time sejam liberadas. Mesmo em dias quentes, um agasalho leve pode ser útil, já que muitas salas são climatizadas.
“A escolha da roupa deve levar em conta o local da prova. Tecidos leves e peças conhecidas ajudam o estudante a se sentir mais à vontade. O conforto físico contribui para o equilíbrio emocional e mental, permitindo que o candidato se concentre melhor nas questões”, afirma a psicóloga Dilma da Cruz Rebelato Beato, também integrante do PAVASP.
O professor de Educação Física Josmar de Jesus, integrante do mesmo programa, reforça que o planejamento deve ir além do conteúdo estudado. “A roupa deve fazer parte da rotina do aluno.

Nada de estrear peça nova ou usar tecidos que pinicam. Quanto mais simples e prática for a escolha, mais o corpo e a mente estarão livres para o foco e o desempenho”, recomenda.
Inep divulgou uma cartilha com orientações para redação do Enem que também apresenta exemplos de redações que receberam notas elevadas no Enem 2024, com explicações sobre o motivo as levou a atingirem as pontuações. Há também o detalhamento de critérios fazem a redação receber nota zero, como fuga total do tema, assinatura e a realização de desenhos.
+ Veja dicas infalíveis para ter sucesso no exame nacional
Veja como usar a sua nota do Enem no Sisu 2026
Os estudantes que pretendem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026 terão mais flexibilidade para concorrer a uma vaga em universidades públicas. O Ministério da Educação passou a autorizar o uso de notas de até três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Sisu 2026 e criou 5 mil novas vagas em cursos de tecnologia. A partir desta edição, será possível utilizar as notas obtidas em até três edições anteriores do Enem.
LEIA MAIS: Número de idosos inscritos no Enem 2025 cresce mais de 190% em três anos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).