Após impasse com formandos de Direito da Ufba, atestado pode evitar prejuízos

Reunião realizada nesta manhã buscou encontrar caminhos: Após impasse com formandos de Direito da Ufba, atestado pode evitar prejuízos

Por João Tramm.

Estudantes concluintes do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) participaram, nesta manhã de quinta-feira (26), de uma reunião com a coordenação e o colegiado da Faculdade. Após impasse com formandos de Direito da Ufba, atestado pode evitar prejuízos profissionais. 

 A possibilidade surge para tentar resolver o impasse em torno da colação de grau marcada para a próxima segunda-feira (2). Diante da impossibilidade de validação garantida e prévia pelo Núcleo de Integralização Curricular (NIC),  a realização da colação acontecerá, mas que seus efeitos só serão confirmados em momento posterior — e ainda sem data definida.

Após impasse com formandos de Direito da UFBA, atestado pode evitar prejuízos

Após impasse com formandos de Direito da Ufba, atestado pode evitar prejuízos

Um dos principais caminhos arquitetados na reunião é que o colegiado emita um atestado que comprove a conclusão do curso, permitindo, por exemplo, que o protocolo do pedido de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possa acontecer. Ainda assim, segundo os estudantes, o cenário permanece incerto e pendente ainda de diligências, seja com a OAB, seja com outras vagas obtidas e pendentes da colação efetiva.

“O coordenador está preparando um termo para que a gente consiga ter validade para pelo menos pedir a nossa OAB. Estamos alinhando com Daniela Borges [presidente da OAB-BA] e com Hermes [vice-presidente] para ver a possibilidade de uma instrução normativa que permita isso”, apontou Caian Borges, formando e integrante do Conselho Acadêmico Ruy Barbosa (CARB).

Apesar da intenção dos alunos e de articulações da Faculdade com a instituição, a OAB ainda não se manifestou formalmente sobre essa possibilidade. Mesmo assim, a expectativa, entre os formandos, é positiva ante a solidariedade da Ordem, ainda mais pelo fato da presidente Daniela Borges ser professora da UFBA.

Na reunião, a pró-reitora Nancy Rita Ferreira Vieira informou que não há condições de o NIC analisar nenhum curso até segunda-feira — incluindo Direito. Assim, a colação ocorrerá antes da validação formal da integralização curricular. A situação, segundo revelada na reunião, não é específica do curso de direito, o que dificulta a resolução da demanda dos formandos da área.

Na prática, a solenidade será realizada no dia 2, mas o reconhecimento definitivo dependerá de análise posterior do NIC. Além disso, existe a possibilidade de abertura de diligências futuras caso seja identificado algum problema individual na análise dos históricos.

“Posteriormente o NIC vai validar a colação de grau que vai acontecer segunda-feira. Mas pode gerar diligências futuras para quem, porventura, tiver algum erro. É uma situação que preocupa. É um absurdo, um absurdo mesmo, mas não tem o que fazer. Ou a gente faz a colação segunda-feira ou não tem sequer uma data futura garantida", alertou o formando Caian Borges, formando e integrante do Centro Acadêmico (CARB).

A expectativa, segundo anunciado, na reunião, pelo coordenador do curso de Direito, professor Geovane Peixoto, é que essa lista seja divulgada nesta sexta-feira (27). O professor relatou que esteve reunido com a pró-reitoria e relatou que realizou diligências manuais junto ao colegiado para viabilizar a elaboração da lista de estudantes aptos à colação.

Caian afirmou que o colegiado e os servidores da Faculdade estão empenhados em revisar caso a caso os históricos acadêmicos, antes do envio definitivo ao NIC: “Muito dificilmente vai ter algum erro, porque o colegiado inteiro está empenhado em olhar caso a caso e mandar a lista pronta para o NIC. Quem estiver na lista, dificilmente vai ter problema.”

Sede da OAB na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.