Alfabetização gratuita para adultos tem inscrições até 15 de abril
A alfabtetização gratuita tem aulas presenciais que priorizam acolhimento e inclusão social por meio da educação básica
Por Lucas Pereira.
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, desenvolvido em parceria com as instituições Estácio e Wyden, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025. O prazo foi prorrogado até o dia 15 de abril.
Interessados podem se inscrever pelo site do projeto ou presencialmente em uma das 22 instituições de ensino participantes. Em Salvador, o atendimento ocorre na unidade da Estácio localizada na Rua Xingu, nº 179, no bairro Stiep.
As aulas de alfabetização são totalmente gratuitas e incluem todo o material didático necessário. O início está previsto ainda para o mês de abril. A iniciativa adota uma metodologia própria voltada para jovens e adultos, dividida em dois módulos independentes com duração de quatro meses cada. O Módulo I foca na alfabetização básica, permitindo que o aluno leia, escreva pequenos textos com compreensão e resolva problemas matemáticos simples. O Módulo II aprofunda a leitura crítica e a escrita, sendo voltado também para pessoas em situação de analfabetismo funcional.
As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração, e são conduzidas por monitores — estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática —, com acompanhamento de professores da instituição. O processo de ensino prioriza a afetividade e o acolhimento.
“A cada conquista de um aluno alfabetizado, demonstramos que, apesar das dificuldades, a educação é a chave para uma vida melhor e mais independente para muitos brasileiros que só precisam da oportunidade certa. A cada semestre, queremos levar essa oportunidade para mais pessoas”, afirma Cláudia Romano.
Com a atriz Malu Mader como madrinha, o programa reúne mais de 70 profissionais entre coordenadores, professores e monitores das licenciaturas da Estácio. Desde sua criação, já atendeu mais de 2 mil alunos com idades entre 30 e 70 anos, contribuindo para a redução do analfabetismo nas comunidades do entorno das unidades participantes.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).