Precificação estratégica: como colocar preços em produtos e serviços de forma correta?
Administradores explicam quais aspectos devem ser levados em consideração no momento de precificar os artigos
Expandir ou manter um negócio ativo requer dos empreendedores algumas estratégias comerciais, como definir, de forma estratégica, o preço dos produtos. Com a precificação adequada, o empresário consegue fazer com que os produtos e serviços comercializados gerem lucros, o que mantém o capital de giro da empresa sempre positivo. Contudo, precificar de forma justa e eficiente os artigos do comércio não é uma tarefa fácil. Por isso, muitas marcas escorregam e sofrem prejuízos.
Diante desse cenário, os administradores de empresa Danhil Medeiros e Alexandre Bouzas, sócios fundadores da Arcos Consultoria, explicam quais aspectos devem ser considerados antes de uma estratégia de precificação ser colocada em prática. “Para decidir o valor monetário a ser cobrado por determinado artigo, o empresário tem que analisar quanto é necessário ganhar para cobrir os custos de produção, o valor agregado da marca, o preço da concorrência, além do perfil do consumidor”, esclarece a dupla.
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De acordo com Alexandre, a precificação deve ser equacionada de forma que proporcione retorno positivo à empresa, garanta a competitividade do negócio e a satisfação do cliente. Sendo assim, é importante que o empresário faça um mapeamento dos custos fixos e variáveis que o negócio tem.
"A análise de gastos é um dos passos mais importantes no momento de precificar os produtos ou serviços. É sempre necessário avaliar os custos fixos, que são aqueles que existem, independentemente, se houver ou não vendas e prestação de serviço por parte da empresa, como contas de energia e água, e os custos variáveis, que por sua vez, se modificam conforme o total de serviço prestado ou produtos vendidos, a exemplo de impostos, tributos e taxas", destaca Alexandre.
Saber a diferença entre preço e valor também é uma medida essencial no processo de precificar um serviço, afirma Danhil. Conforme ele, "preço é o que o consumidor paga pelo produto, já o valor é a percepção que o público tem da marca, o que afeta diretamente no quanto ele quer pagar pela mercadoria. Entendendo isso, fica mais fácil determinar a quantia que o cliente precisa pagar para usufruir do que a empresa oferece".
Além disso, o empresário tem que saber exatamente qual é o seu público-alvo e a qual classe econômica ele pertence. "Isso é importante porque quando uma empresa não conhece o seu perfil de público, personas envolvidas, o resultado disso, muitas vezes, é a não saída dos produtos e, consequentemente, a falência da empresa. Nesse caso, é importante realizar pesquisas de mercado e análise das condições financeiras e contextos do público-alvo", pontua Alexandre.
Outro pilar da precificação correta é a avaliação dos preços da concorrência, que é um dos maiores desafios das empresas no processo de formular estratégias de preços. Afinal, caso um concorrente baixe demais o valor monetário dos produtos, as marcas sofrem para cobrir os seus próprios custos.
"Nesse sentido, é importante investir na qualidade do produto e também no seu valor para com o público. Assim, uma clientela fiel pode surgir e garantir que os preços dos concorrentes não prejudiquem, de imediato, as finanças da marca", ressalta Danhil.
SOBRE A ARCOS CONSULTORIA
Com 14 anos de atuação na Bahia, a Arcos Consultoria é referência em estratégias para fortalecer o negócio, melhorar processos e auxiliar em soluções de gestão. Fundada pelos administradores Danhil Medeiros e Alexandre Bouzas, a empresa tem um portfólio abrangente de serviços que incluem assessoria, consultoria e mentoria empresarial, com abordagens personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente para auxiliar as empresas em diversas áreas, incluindo planejamento estratégico, gestão de pessoas, marketing e vendas, padronização de processos e finanças empresariais. A Arcos já atendeu mais de 200 empresas, incluindo o Sebrae como um de seus clientes, e capacitou mais de 500 pessoas ao longo de sua trajetória, com atuação nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Jequié e Itaberaba.
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