Movimentação econômica de Salvador cai 8,7% em maio, aponta SEI
Queda na movimentação econômica de Salvador foi puxada por cinco das seis variáveis analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos
Por Matheus Caldas.
O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) registrou retração de 8,7% em maio de 2025, na comparação com abril. Calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o indicador apontou desempenho negativo em cinco das seis variáveis analisadas.
Entre os destaques negativos, estão a redução de 22,9% no número de passageiros de ônibus intermunicipais, queda de 15,1% na carga portuária e retração de 6,0% no fluxo de passageiros do Aeroporto Internacional de Salvador. Também contribuíram para o recuo os combustíveis (-3,7%) e os passageiros de ônibus urbanos (-0,6%).
+ Efeito tarifaço? Rui Costa diz que país pode parar de comprar dos EUA
+ Desconto de 8% no IPVA para placas de final 9 vai até esta quarta (30)
O único item que apresentou crescimento foi o consumo de energia elétrica, com alta de 1,6%.
Na comparação com maio de 2024, o IMEC-SSA teve queda de 6,8%. No acumulado de janeiro a maio de 2025, o indicador registra retração de 2,1%. Por outro lado, houve crescimento de 2,4% no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior.
+ Conheça ferramentas oficiais para não ser vítima de golpes financeiros
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).