Já comprou presente? Educador financeiro dá dicas sobre despesas extras do Natal

Confraternizações de trabalho, escola, amigos e família estão entre os principais fatores de pressão sobre as finanças na época do Natal

Por Bruna Castelo Branco.

Em meio às confraternizações e às compras de presentes de Natal, muitos consumidores acabam fazendo gastos não essenciais, comuns neste período, que se acumulam ao longo das festas. Especialistas do Sicoob alertam que essas pequenas despesas, embora pareçam inofensivas de forma isolada, podem se transformar em um fator relevante de desequilíbrio financeiro ao fim do ano.

Em meio às confraternizações e às compras de presentes de Natal, muitos consumidores acabam fazendo gastos não essenciais. | Foto: Ilustrativa/Pexels

De acordo com o educador financeiro do Sicoob, Eduardo Trigueiro, itens como amigo secreto, decoração, lembranças de última hora, deslocamentos por aplicativos de transporte, alimentação fora de casa e gastos relacionados a viagens costumam ser subestimados. Segundo ele, o impacto maior não está no valor individual de cada despesa, mas, no acúmulo ao longo do mês. Sem planejamento, esse consumo fragmentado pesa de forma significativa no orçamento familiar.

Ainda conforme o especialista, as confraternizações de trabalho, escola, amigos e família estão entre os principais fatores de pressão sobre as finanças em dezembro, já que exigem gastos extras. Outro ponto de atenção são as compras feitas na última hora, quando o consumidor tende a pagar preços mais altos.

O apelo emocional do Natal também contribui para decisões impulsivas, que muitas vezes não passam por uma análise financeira cuidadosa. Nesse cenário, a impulsividade pode resultar em escolhas pouco planejadas e comprometer o orçamento dos meses seguintes.

O impacto maior não está no valor individual de cada despesa, mas, no acúmulo ao longo do mês. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Para evitar dificuldades financeiras que se estendam para janeiro — tradicionalmente marcado por despesas como IPTU, IPVA e matrículas escolares — o Sicoob recomenda algumas práticas essenciais de controle financeiro:

  • Ampliar o planejamento natalino, incluindo todos os gastos previstos, mesmo os considerados pequenos;

  • Definir limites por categoria, como presentes, alimentação, lazer e transporte;

  • Acompanhar de perto as despesas, evitando extrapolar o orçamento estabelecido;

  • Elaborar listas detalhadas e comparar preços antes das compras;

  • Utilizar o 13º salário de forma consciente, priorizando despesas essenciais;

  • Reavaliar a agenda de confraternizações, optando por prioridades ou alternativas mais acessíveis, como eventos colaborativos.

O objetivo, segundo Trigueiro, não é restringir as celebrações, mas garantir que as famílias possam aproveitar o período natalino com equilíbrio, sem comprometer as finanças dos meses seguintes.

Confraternizações de trabalho, escola, amigos e família estão entre os principais fatores de pressão sobre as finanças em dezembro. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Programação do Natal Salvador

O Natal Salvador promove um fim de semana com agenda variada no Centro Histórico, que terá segurança reforçada durante o fim de ano, reunindo feira gastronômica, apresentações musicais, corais e desfiles temáticos em diferentes espaços do Pelourinho e da Praça Municipal.

A Vila de Natal Sustentável está de volta. Localizada na Praça Ana Lúcia Magalhães, no bairro da Pituba, em Salvador, o espaço montado pela Limpurb foi entregue na última quinta-feira (11).

A atração se destaca pelo uso exclusivo de materiais reaproveitados na estrutura. Assim, a decoração foi confeccionada a partir do descarte de resíduos recicláveis, como tubos de PVC, CDs, garrafas PET, paletes e cestos de mercado.

Entre os atrativos montados no local, o público pode conferir a Casa do Noel, trenós, renas e um presépio, além de cenários "instagramáveis", um lounge sustentável e ornamentos como bolas e estrelas natalinas.

Além da estrutura física, a Vila de Natal contará com uma programação cultural lúdica, incluindo a presença de Papai Noel, "noeletes" e atores circenses. As apresentações estão agendadas para os dias 13, 14, 20 e 21 de dezembro.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.