Dia do bancário: data celebrada em 28 de agosto tem feriado no setor?
No Dia dos Bancários, enquanto a categoria celebra suas conquistas e reforça reivindicações, muitos clientes ainda se perguntam se encontrarão as portas das agências abertas ou fechadas
Por Dinaldo dos Santos.
Nesta quinta-feira, 28 de agosto, é celebrado em todo o Brasil o Dia do Bancário, data que homenageia uma das categorias mais tradicionais do país. Comemorado anualmente, costuma levantar dúvidas entre clientes e correntistas: afinal, é feriado bancário?
+ Fechamento de agências bancárias ameaça direito do consumidor na Bahia
+ Agências bancárias retomam expediente a partir do meio-dia
O marco surgiu em memória à histórica greve dos bancários de São Paulo, em 1951, quando os trabalhadores cruzaram os braços por mais de dois meses em busca de melhores condições salariais e de trabalho, conquistando avanços importantes para a época.
Desde então, a data se tornou símbolo da luta por direitos e pela valorização desses profissionais, que desempenham papel fundamental na engrenagem econômica do país, seja no atendimento direto à população, seja na gestão dos sistemas financeiros.
+ Câmara de Salvador aprova projeto que exige comprovante da vacina para entrar em bancos
Dia dos Bancários é feriado?
Mas o Dia dos Bancários é feriado? A resposta não é tão direta. Em alguns estados e municípios, há legislações locais que determinam ponto facultativo ou suspensão do atendimento, enquanto em outras localidades o expediente segue normalmente.
Assim, nesta data, enquanto a categoria celebra suas conquistas e reforça reivindicações, muitos clientes ainda se perguntam se encontrarão as portas das agências abertas ou fechadas — uma incerteza que, por si só, já faz parte da tradição do Dia do Bancário e tem que ser verificado em cada praça.
LEIA MAIS: Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões nesta quinta; veja como jogar
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).