CBPM e PPI firmam acordo para atrair investimentos para mineração baiana

Protocolo impulsiona atração de investimentos internacionais para a mineração baiana

Por Da redação.

Com o objetivo de atrair investimentos internacionais e ampliar a competitividade do setor mineral da Bahia, a Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM) firmou, nesta sexta-feira (24), um protocolo de intenções com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Casa Civil do Governo Federal. O acordo reforça o papel estratégico da estatal na promoção do desenvolvimento socioeconômico da Bahia.

Cbpm E Ppi Firmam Protocolo De Intenções Para Impulsionar Mineração Baiana

A cerimônia que marcou a assinatura do protocolo foi realizada na sede da CBPM, em Salvador. Estiveram presentes o presidente da CBPM, Henrique Carballal; o secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos; além de outras autoridades, representantes do setor mineral e colaboradores da companhia.

Mineração baiana: atração de investimentos

Com a formalização do acordo, a CBPM dá mais um passo na internacionalização da mineração baiana, fortalecendo a visibilidade dos projetos da companhia no cenário global. A partir dessa parceria, os empreendimentos da estatal passam a contar com o apoio institucional do PPI para atração de novos investidores e acesso a ferramentas de incentivo e fomento oferecidas pelo Governo Federal. 

De acordo com Marcus Cavalcanti, a integração vai ampliar as oportunidades de financiamento e acelerar o desenvolvimento de iniciativas estratégicas para o setor. “Os ativos da CBPM passam a fazer parte do acervo que o PPI promove no mundo inteiro. Além dessa visibilidade, eles passam a contar com os benefícios do programa, como agilidade no processo de licenciamento e alavancagem para atração de investimentos”, informou o secretário especial do PPI.

“Isso permitirá incluir os ativos de mineração, que demandam infraestrutura e logística, como estradas e ferrovias, no rol de investimentos do Governo Federal”, destacou Cavalcanti.

Mineracao Sindimiba

Verticalização da cadeia produtiva

Ainda segundo o secretário, o objetivo do PPI é valorizar os ativos minerais da Bahia a fim de promover a verticalização da cadeia produtiva no estado. “Nós já passamos da época de simplesmente exportar nossos recursos minerais in natura. É hora de verticalizar essa indústria, gerar mais valor agregado e fortalecer a arrecadação dos estados. Não se trata apenas de gerar emprego, mas também renda, para que os governos possam investir em políticas públicas, em estradas, saúde e educação”, completou.

Desenvolvimento social e econômico

Para o presidente da CBPM, Henrique Carballal, a parceria com o PPI reforça o compromisso da companhia com um modelo de mineração responsável, que alia desenvolvimento econômico, preservação do meio ambiente e inclusão social. 

“Esse protocolo é resultado de uma visão de futuro liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues, que tem impulsionado a mineração baiana a patamares inéditos de inovação e sustentabilidade. A Bahia está pronta para assumir a liderança do setor mineral brasileiro, com responsabilidade social e ambiental, e com foco em transformar a riqueza mineral do nosso estado em benefícios concretos para o povo baiano”, afirmou Carballal.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.