Economia

Bolsonaro sanciona lei que limita valor do ICMS, que incide sobre combustíveis; compensação aos estados foi vetada

Por Da Redação

Bolsonaro sanciona lei que limita valor do ICMS, que incide sobre combustíveis; compensação aos estados foi vetadaCréditos da foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o projeto de lei - aprovado no Congresso - que limita o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), decisivo para o valor de combustíveis, por exemplo. Em contrapartida, ele vetou a compensação aos estados para manter os mesmos valores de gastos com saúde e educação de antes da sanção, que foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite dessa quinta-feira (23/6).


A nova legislação classifica como essenciais itens como gasolina, diesel, energia elétrica, e serviços de comunicações e transporte coletivo. Assim, os estados não podem cobrar taxa superior à alíquota, que varia entre 17% e 18%.


Bolsonaro também vetou a contratação de empréstimo para estados que já tivessem a alíquota prevista na nova lei, mas manteve compensação para entes endividados que tiveram perda na arrecadação acima de 5% na comparação entre 2022 e 2021.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.