BNDES traz a Salvador oportunidades de crédito para pequenos empreendedores

Evento gratuito com alternativas de financiamento: BNDES traz a Salvador oportunidades de crédito para pequenos empreendedores

Por João Tramm.

BNDES traz a Salvador oportunidades de crédito para pequenos empreendedores. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promove, nesta quarta-feira (22), a partir das 14h, o evento “BNDES Mais Perto de Você”, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

A iniciativa tem como propósito apresentar as principais opções de crédito e financiamento voltadas a micro, pequenas e médias empresas, com foco em impulsionar os negócios locais.

BNDES traz a Salvador oportunidades de crédito para pequenos empreendedores

BNDES traz a Salvador oportunidades de crédito para pequenos empreendedores

A ação faz parte de um circuito nacional do BNDES que busca estreitar a relação entre o banco e os empreendedores. Durante o encontro, os participantes poderão conhecer detalhadamente as linhas de financiamento disponíveis, tirar dúvidas diretamente com especialistas do banco e de instituições financeiras parceiras, além de entender qual opção melhor se adequa ao perfil de suas empresas.

“O BNDES está de portas abertas para empresas de todos os tamanhos, o pequeno agricultor, o empreendedor, a indústria nascente. Nossa missão é apoiar e ser parceiro para que as empresas ampliem seus negócios, invistam em inovação ou abram novas frentes de atuação. Na Bahia, o banco alcançou este ano o volume de R$ 1,4 bilhão de crédito aprovado para micro, pequenas e médias empresas”, destaca Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

O evento abordará linhas de crédito voltadas para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, inovação e sustentabilidade. Além disso, os empreendedores terão a oportunidade de conversar com representantes do banco e conhecer as alternativas de financiamento mais adequadas ao perfil de suas empresas junto a outros agentes financeiros.

Participam desta edição Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES; Carlos Henrique de Oliveira Passos, presidente da FIEB; Jorge Khoury, diretor-superintendente do Sebrae Bahia; Ângelo Mario Cerqueira de Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia; e Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb (Organização das Cooperativas do Estado da Bahia).

Além da FIEB, o projeto conta com o apoio do Sebrae/BA, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), da Oceb e do Governo do Estado da Bahia. Também participarão representantes de instituições financeiras como Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, Itaú, Sicoob, Santander, Desenbahia e Cresol.

Gratuito, o evento será realizado no auditório da FIEB. As inscrições estão disponíveis pelo site bndes.gov.br/maisperto. A iniciativa representa uma oportunidade para que empreendedores baianos estabeleçam contato direto com o BNDES e explorem caminhos para fortalecer e expandir seus negócios.

Na Bahia, o banco atua em parceria com diversas instituições financeiras — públicas, privadas e cooperativas de crédito — para ampliar o acesso às suas linhas de apoio.

Serviço:

BNDES Mais Perto de Você
📅 Quarta-feira, 22 de outubro, às 14h
📍 Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB)
Rua Edístio Pondé, 342, Stiep – Salvador
🔗 Inscrições gratuitas: bndes.gov.br/maisperto

Evento acontecerá em Salvador na FIEB

Essa não é a primeira ação do BNDES recentemente na Bahia. A implantação do complexo de energia solar Irecê 1, nos municípios baianos de João Dourado e Irecê, com capacidade de energia limpa e renovável instalada no empreendimento de 161 MWp (megawatt pico) com abatimento de aproximadamente 128 mil toneladas de CO2 por ano, deve começar a operar no terceiro trimestre de 2025.

Microempreendedor

Começaram a valer neste ano novas regras para a emissão eletrônica de notas fiscais por Microempreendedores Individuais (MEIs) que compram ou vendem produtos. As mudanças envolvem a necessidade de atualização de dados e códigos no sistema.

As novas diretrizes se aplicam à emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), além da atualização na tabela de Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP), que identifica o tipo de transação (venda, devolução ou remessa) e seu impacto na tributação.

 Salvador tem sido reconhecida pelo apoio ao empreendedorismo. Inclusive, em 2024 foi a vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo durante um evento que aconteceu na noite desta terça-feira (23/4), na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.