Mudança na conta de energia: Aneel anuncia bandeira vermelha patamar 1 para outubro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira vermelha patamar 1 será aplicada em outubro em outubro

Por Bruna Castelo Branco.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira vermelha patamar 1 será aplicada em outubro. Com isso, haverá um adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de energia elétrica.

A decisão representa redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2, mais onerosa.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira vermelha patamar 1 será aplicada em outubro em outubro. | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Segundo a Aneel, o acionamento da bandeira foi necessário em razão do baixo volume de chuvas, que compromete o nível dos reservatórios usados para a geração de energia nas hidrelétricas.

“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, informou a agência.

O órgão destacou ainda “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro".

A decisão representa redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2. | Foto: Ilustrativa/Pexels

"Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.

Sistema de bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o mecanismo das bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Na bandeira verde, não há cobrança adicional. Já nas bandeiras amarela e vermelha, a conta de luz recebe acréscimos proporcionais a cada 100 kWh consumidos.

Gratuidade na conta de luz na Bahia

Mais de 1.1 milhão de famílias baianas foram identificadas pela Neoenergia Coelba como aptas a receber gratuidade na conta de luz, diante do consumo de até 80 kWh por mês. O benefício é concedido por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas essas famílias ainda não estão inscritas no programa.

A solicitação da Tarifa Social pode ser feita por meio do WhatsApp da Neoenergia Coelba (71 3370-6350), pelo site oficial (www.neoenergia.com/bahia) ou nas lojas presenciais de atendimento. Apenas com o número do NIS em mãos, o cliente já pode solicitar o benefício à concessionária. Vale lembrar que não há prazo limite para a solicitação.

O consumidor pode se cadastrar a qualquer momento, desde que atenda aos critérios exigidos, apresente a documentação necessária e tenha o benefício validado. É importante destacar que o desconto não é cumulativo: caso duas pessoas da mesma família possuam o NIS ou o NB, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.