Estrelas cadentes: chuva de meteoros Líridas atinge ápice na madrugada
A chuva de meteoros Líridas será mais visível a olho nu na madrugada desta terça-feira
Por Da Redação.
O ápice da chuva de meteoros Líridas poderá ser observado na madrugada desta terça-feira (22) em diversas regiões do Brasil. O fenômeno, visível a olho nu em áreas com baixa poluição luminosa, deve atingir seu ponto máximo por volta das 2h da manhã, no horário de Brasília.
A chuva, que ocorre anualmente entre os dias 14 e 30 de abril, tem origem na passagem da Terra por uma trilha de detritos deixada pelo Cometa Thatcher (C/1861 G1). Ao entrarem na atmosfera terrestre, essas partículas se aquecem devido ao atrito com o ar e produzem os característicos rastros luminosos no céu, popularmente conhecidos como “estrelas cadentes”.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do projeto Exoss e parceiro do Observatório Nacional, o melhor momento para observação ocorre quando o radiante – ponto do céu de onde os meteoros parecem partir – atinge a maior elevação.
“As melhores condições de observação acontecem na madrugada do dia 22. Em locais escuros, longe das luzes da cidade e com baixa interferência da lua, será possível ver até 18 meteoros por hora. Basta olhar para o quadrante norte, próximo à estrela Vega”, afirmou De Cicco à Agência Brasil.
Para quem não tem bússola, o astrônomo recomenda um método simples de orientação: “Estenda o braço direito para onde o Sol nasce (Leste) e o esquerdo para onde ele se põe (Oeste). Assim, você estará voltado para o Norte, direção ideal para acompanhar a chuva.”
Além do espetáculo visual, fenômenos como as chuvas de meteoros também têm relevância científica. Segundo especialistas, a análise permite mapear a densidade de detritos espaciais e contribui para a compreensão da origem e evolução do Sistema Solar. Os dados também são úteis para a proteção de satélites e sondas em órbita.
+ Vida fora da terra: 'evidência mais forte até agora' é encontrada
+ Habitantes de cidade no interior se assustam com ‘buraco no céu’
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).