Habitantes de cidade no interior se assustam com ‘buraco no céu’

Fenômeno aconteceu em Peruíbe e especialistas explicam o ocorrido

Por Edimário Duplat.

Um fenômeno curioso no céu de Peruíbe, litoral de São Paulo, chamou a atenção dos moradores da cidade paulista. O que parecia ser um 'buraco' entre as nuvens foi registrado por diversas pessoas em diferentes pontos da cidade, gerando intriga e admiração.

Buraco no Céu assusta moradores. Foto: Reprodução

Embora o fenômeno seja incomum, especialistas afirmam que não representa risco e está relacionado à movimentação de correntes de ar na atmosfera. Um "buraco no céu" ocorre quando cristais de gelo se agregam às nuvens. Os especialistas denominam este fenômeno de "altocumulus stratiformis perlucidus translucidus cavum".

O fenômeno teve curta duração e foi avistado apenas por aqueles que estavam acordados nas primeiras horas da manhã. “A característica mais marcante é o grande buraco circular, abaixo do qual há o que chamamos de 'virga' [precipitação de água líquida, cristais de gelo ou uma mistura dos dois]. O grande buraco é a característica suplementar 'cavum' [cavidade], popularmente conhecida como 'buraco de queda' ou 'nuvem perfurada'”, afirma o meterologista Franco Nadal Junqueira, em entrevista ao site UOL.

Peruíbe, apelidada de "Rota dos ETs", ganhou renome por relatos de avistamentos de atividades extraterrestres desde os anos 90, atraindo assim a atenção de turistas curiosos. Em 2017, a impressão deixada por um suposto OVNI no bairro Balneário São João Batista atrai a curiosidade de turistas. Os moradores suspeitam que o objeto voador tenha aterrissado em uma região de mata durante uma madrugada de outubro daquele ano.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.