Confira as fotos do eclipse lunar total que aconteceu nesta sexta

O ápice do eclipse total ocorreu às 3h58

Por Da Redação.

O primeiro eclipse total da Lua de 2025, conhecido popularmente como "Lua de Sangue", ocorreu na madrugada desta sexta-feira (14) e pôde ser observado em todos os países das Américas do Norte, Central e do Sul, incluindo o Brasil.

Eclipse total da lua. Foto: Reprodução / Observatório Espacial Heller & Jung

Os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra, que é dividida em duas partes: a umbra, região completamente escura por não receber luz solar direta, e a penumbra, que ainda recebe alguma iluminação do Sol. No eclipse total, a Terra e a Lua estão alinhadas, e o satélite passa pela umbra.

O ápice do eclipse total ocorreu às 3h58 (horário de Brasília), quando a sombra da Terra cobriu completamente a Lua. Mesmo nessa fase, o satélite ainda recebeu luz solar indiretamente, filtrada pela atmosfera terrestre, o que conferiu à Lua um aspecto avermelhado – daí o nome "Lua de Sangue".

A observação do fenômeno não exigiu equipamentos especiais, como telescópios, pois foi visível a olho nu. Além disso, os observadores puderam olhar diretamente para a Lua, que estava posicionada a oeste, sem riscos para a visão – ao contrário dos eclipses solares.

Fases do eclipse:

Início do Eclipse Penumbral: 0h57min

Início do Eclipse Parcial: 2h10min

Início do Eclipse Total: 3h26min

Máximo do Eclipse Total: 3h59min

Fim do Eclipse Total: 4h31min

Fim do Eclipse Parcial: 5h48min

Fim do Eclipse Penumbral: 7h00min

Foto: Observatório Espacial Heller & Jung

LEIA MAIS: Cientistas descobrem caverna na Lua que pode servir de abrigo para humanos

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.