Sessão especial na Câmara de Salvador celebra 90 anos do Ile Aşé Kalè Bokùn
A cerimônia é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara
Na próxima quarta-feira (23/8), às 18h, a Câmara Municipal de Salvador realizará uma sessão especial em homenagem aos 90 anos do Ile Asé Kalè Bokún. A solenidade é de iniciativa do vereador e presidente da Comissão de Cultura, Sílvio Humberto (PSB).
O Ile Asé Kalè Bokùn tem sua história iniciada a partir do deslocamento de um núcleo de africanos da região central de Salvador para a Península de Itapagipe, no final do século XIX. Foi nesse período que Severiano Santana Porto de Logun Edé, alfaiate, filho da africana Maria Geralda, da Nação Ijeşá, já Babalorixá, fundou o Ile Aşé Kalé Bokùn no bairro de Plataforma, em 20 de agosto de 1933.
Desde 2017, o Terreiro é liderado pela Yalorixá Vânia de Oyá. Em 2019, o Ile Aşé Kalè Bokùn foi reconhecido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) como Patrimônio Cultural de Salvador, tornando-se o primeiro terreiro de Nação Ijexá tombado no Brasil.
A cerimônia é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, pela Rádio Câmara (105,1), no Facebook da TV e Rádio Câmara e no YouTube.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!