Recuperadas de vandalismo, estátuas de Jorge Amado são reinstaladas no Imbuí
Recuperadas de vandalismo, estátuas de Jorge Amado são reinstaladas no Imbuí
Após serem alvos de depredação e vandalismo – no mês de novembro -, as estátuas do escritor Jorge Amado, foram recuperadas e reinstaladas no monumento localizado na Praça do Imbui, na tarde desta última sexta-feira (28/12).
As estátuas passaram por um tratamento de reinstauração onde foram escaneadas em 3D e passaram por um processo minucioso de recuperação dos braços, das mãos e pés. O tratamento foi à base de fibra, resina e pintura com tinta especial.
Toda à recuperação foi feita no laboratório de fibra e restaurações da Desal – Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (DESAL), e teve a orientação da FGM, explicou Marcílio Bastos, presidente da Desal.
“Gastamos cerca de R$ 27 mil reais na recuperação das estátuas e do monumento. Os exemplos, infelizmente são frequentes nesta praça e em outros espaços públicos de Salvador, vimos que nos últimos meses, foi avaliado em cerca de R$ 45 mil por mês, para recuperar equipamentos públicos quebrados e pichados”, afirmou Bastos.
Entre o ano de 2017 e o final deste ano existe um acúmulo de 96 praças que já foram danificadas, estas ações contra monumentos públicos têm sido combatidas diariamente, em toda Salvador.
LEIA MAIS: Corpo de Mãe Stella de Oxóssi será enterrado neste sábado, em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.