Povoado em Conceição de Feira recebe exposição 'antes da casa, a árvore'; saiba como chegar
Idealizado por Deisiane Barbosa, projeto que é realizado no Povoado do Cruzeiro, tem curadoria de Anna Luisa Oliveira e obras de quatro artistas pretas e baianas
Após uma residência artística com Alana Babo, Aline Brune, Carol Maré e JeisiEkê de Lundu, ocorrida nos cômodos, raízes, frutos e memórias da casamendoeira, no Povoado do Cruzeiro, casa-ateliê-livro da artista-etc Deisiane Barbosa, será aberta na sexta-feira (7/7) a exposição "antes da casa, a árvore", a partir das 14h. Serão reunidos trabalhos em diversos suportes e materialidades - instalação, pintura, escultura e arte digital - desenvolvidos pelas quatro artistas citadas acima, vindas de diferentes regiões do território baiano.
"Antes da casa, a árvore" estará aberta para visitações até 15 de setembro e contará com um programa educativo, com mediações e ativações, para que estudantes secundaristas e moradores das cidades circunvizinhas possam visitá-la. A Casamendoeira estará sempre aberta às quartas e quintas-feiras, entre 13h e 17h, para visitação, que ocorrerá com agendamento prévio através do email casamendoeiratelie@gmail.com ou do telefone (75) 98179-8215.
As obras foram criadas durante a residência artística, ocorrida em maio de 2023 e que contou com interlocução de artistas convidadas - Tina Melo (artista visual e performer), Rebeca Carapiá (artista e educadora), Luciane Ramos (artista da dança e antropóloga) e Ani Ganzala (artista visual). Houve também um acompanhamento curatorial, programa artístico pedagógico, e claro, o olhar atento de Dona Norma, matriarca da casamendoeira.
As obras de Alana, Aline, Carol e JeisiEkê são interseção de técnicas, vivências e experiências, entre elas e entre o território do Povoado do Cruzeiro. "Por isso, o título da exposição é 'antes da casa, a árvore'. As obras são uma confluência da história de cada artista com a casamendoeira. Expressões artísticas feitas a partir de memórias individuais e coletivas, do compartilhar das experiências e vivências, memórias que compõem casa, quintal, colo e quilombo", descreve a curadora Anna Luisa Oliveira, museóloga, doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos, coordenadora de educação e colaboradora na curadoria do Galpão Bela Maré/Observatório de Favelas.
Casamendoeira
A idealizadora do projeto, Deisiane Barbosa, vem articulando a "ocupação casamendoeira" desde o início da pandemia de Covid-19, abril de 2020, até mesmo antes. Declara que a Exposição traz materialidades diversas, resultados de uma vivência das quatro artistas com a casa, que antes de tudo é árvore, quintal, terra, memória. Trata-se da ativação de um sonho por meio da partilha do íntimo dos seus devaneios, somado a outros imaginários.
"Abrir portas para esse ritual da criação colaborativa foi o que precisava para materializar essa casateliê, que é um livro, o qual se quer desobrigado da página em papel, pois está inscrito em suas paredes e demais espaços. Foi muito provocativo para mim, pessoa que também cria com palavras e imagens, dialogar com quatro artistas múltiplas, conhecendo suas poéticas, referenciais, memórias e também seus sonhos. Cada uma delas esteve dedicada aos processos individuais, mas integraram muitos momentos de trocas, conversas sobre avós, casas, lugares, invenções e realidades diversas", enfatiza.
Deisiane conta que, a partir deste projeto, a casamendoeira se torna o primeiro espaço cultural dedicado às artes presente em área rural do município de Conceição da Feira, impactando toda a região do entorno. “Queremos que a casa se torne um ponto de cultura, propondo ações de arte educação para o território do Recôncavo Baiano, bem como um ateliê aberto para vivências artísticas e seus diversos segmentos”, pontua.
Casa de Dona Norma
O espaço fica localizado no Povoado do Cruzeiro, zona rural de Conceição da Feira - BA. Uma construção de 1967, feita em adobe, abrigou uma família com cinco filhos e filhas, nove netos e netas, hoje é residência da artista Deisiane Barbosa e ateliê da andarilha edições (em atividade desde 2019). “casamendoeira” também dá título ao livro feito de memórias assopradas por uma casa arborizando, à beira da ruína, narrando a configuração daquele lugar, desde a retomada do terreno, ao seu processo de reflorestamento.
O projeto “ocupação casamendoeira” foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
SERVIÇO
Exposição "antes da casa, a árvore", na "ocupação casamendoeira"
Quando: lançamento na sexta-feira (7/7) e segue até 15 de setembro | Visitações às quartas e quintas-feiras à tarde, com agendamento prévio, através do email: casamendoeiratelie@gmail.com ou do telefone (75) 98179-8215.
Onde: Povoado do Cruzeiro, s/n, zona rural, Conceição da Feira, Bahia
Como chegar:
Partindo de Salvador via Santo Amaro da Purificação: siga a BA-526, BR-324 e BR-420 até Belém da Cachoeira BA-502. Siga até a entrada do Povoado do Cruzeiro. A casamendoeira fica no sentido reto após a Escola Municipal Firmino Dias, cerca de 1,5 km de distância.
Partindo de Salvador Via Conceição da Feira:
Siga a BR-324 e BR-101 até a BA-502 em Conceição da Feira. Siga a BA-502 até a entrada do Povoado do Cruzeiro. A casamendoeira fica no sentido reto após a Escola Municipal Firmino Dias, cerca de 1,5 km de distância.
Partindo de Cachoeira: siga na direção norte na BR-420 em direção à Praça Aristons Mascarenhas. Curva acentuada à esquerda em direção à BA-502. Continue para BA-502 até a entrada do Povoado do Cruzeiro. A casamendoeira fica no sentido reto após a Escola Municipal Firmino Dias, cerca de 1,5 km de distância.
Importante: em Cachoeira no Ponto do Mercado Municipal existem transportes alternativos que fazem a linha Cachoeira x Entrada do Povoado do Cruzeiro.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!