O Jogo das Margaridas: autor baiano Saulo Machado lança primeiro livro no sábado
"O Jogo das Margaridas" reúne seis contos que atravessam temas essenciais da filosofia e psicanálise e será lançado no sábado (11/12), às 17h, no AMMA Varanda, localizado no Museu Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória.
Com inspiração nas pequenas coisas, premissas que simplesmente acontecem, o autor baiano Saulo Machado escreve sobre medo, desejo, amor e morte. Seu livro de estreia, ‘O Jogo das Margaridas’, reúne seis contos que atravessam temas essenciais da filosofia e psicanálise e será lançado no sábado (11/12), às 17h, no AMMA Varanda, localizado no Museu Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória.
O título, produzido pela Mormaço Editorial, editora baiana independente com foco na literatura brasileira contemporânea, custa R$ 30 e, após o lançamento, estará disponível para venda online nos marketplaces tanto em formato físico como e-book.
A obra traz a morte como fio que liga as tramas dos seis contos que a compõem, abordando a inquietude humana e os mistérios da existência. Para Saulo, o livro foi resultado de muito trabalho após a experiência de ilustrar suas próprias questões.
"Estava no começo da pandemia, lendo e pensando demais, e foi quando comecei a me aventurar a escrever contos. Foi quando tive contato com a obra de Camus também. Ele foi responsável por me fazer crer que é possível colocar ideias filosóficas numa trama literária. Foi uma paixão que me fez ler quase toda sua obra. Nomeou coisas que sentia e que vinha divagando há um tempo. Muito dos contos foi uma tentativa minha de elaborar tudo isso", disse.
As narrativas trazem um professor que abandona sua cátedra na universidade; uma menina que nasce sem chorar; crianças que brincam, apesar do tempo; o jogo que diz “não” para depois dizer “sim”. Neste ir e vir, neste arrancar das pétalas, cada um joga como quer, sem estar livre de certo tipo de tontura. Mas é preciso, realmente, jogar? Tudo pode se resolver, afinal, com um gesto definitivo. Mas quem quer, apesar de tudo, ser tão definitivo assim?
“Acho que a psicanálise me aponta as contradições e as impossibilidades, seja na forma da escrita, como a distância entre o que quero dizer e o que o outro irá compreender, seja na concepção dos personagens. O primeiro conto, por exemplo, me parece uma ilustração da questão do desejo como aquilo que escapa. Por outro lado, tenho medo das leituras psicológicas que buscam as explicações dos personagens; é fácil resumir meu livro numa sucessão de casos depressivos. Gosto muito da psicologia fenomenológica também, me ajuda a ser mais descritivo do que explicativo, isso dá abertura para outros modos de compreensão”, destaca o jovem autor.
SOBRE O AUTOR
Natural de Salvador, de 1999, Saulo Machado é graduando em psicologia e estudante de psicanálise. Interessado por literatura e filosofia, começou a escrever sob tais influências ainda no ensino médio. Atualmente escreve contos, contribuindo mensalmente para a Revista Mormaço.
SERVIÇO
Lançamento do livro ‘O Jogo das Margaridas’, de Saulo Machado
Quando: sábado (11/12), às 17h
Onde: AMMA Varanda - Museu Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória
Valor do livro: R$ 30
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.