Neojiba apresenta ópera nordestina 'Dulcineia e Trancoso', em Salvador; entrada é gratuita
Espetáculo reúne personagens como Ariano Suassuna, Miguel de Cervantes, Lampião e Maria Bonita
Após percorrer o Norte e Nordeste do país, o Coro do Neojiba apresenta a ópera nordestina “Dulcinéia e Trancoso", de Eli-Eri Moura, entre esta sexta-feira (25) e domingo (27), no Teatro Vila Velha, em Salvador. As apresentações terão entrada gratuita e contarão também com a Orquestra Neojiba.
A ópera "Dulcinéia e Trancoso" foi composta pelo paraibano Eli-Eri Moura, com libreto de W. J. Solha. Eli-Eri se inspirou no movimento armorial, idealizado na década de 1970 pelo escritor Ariano Suassuna para estimular a criação de obras que valorizem a arte popular do Nordeste. O espetáculo reúne personagens como o próprio Suassuna, além de Miguel de Cervantes, Lampião e Maria Bonita.
[caption id="attachment_240171" align="alignnone" width="740"] Eduardo Tosta/divulgação[/caption]
O espetáculo, que acaba de percorrer as cidades de João Pessoa, Mossoró e Manaus, desembarca em Salvador com a promessa de encantar o público soteropolitano. A obra foi apresentada pela primeira vez em Recife, em 2009, e estreou na Bahia no ano passado, durante as comemorações pelo aniversário de 15 anos do Neojiba.
SERVIÇO
Coro Juvenil e Orquestra NEOJIBA apresentam ópera “Dulcinéia e Trancoso"
Quando: sexta e sábado (25 e 26), às 19h, e domingo (27), às 16h
Onde: Teatro Vila Velha, Passeio Público, Av. Sete de Setembro - Campo Grande
Quanto: entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço (os ingressos serão distribuídos no local, por ordem de chegada)
SOBRE O NEOJIBA
Criado em 2007, o Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o Neojiba atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
LEIA MAIS: 59 anos do Teatro Vila Velha: berço de artista baianos, espaço é celebrado por gerações que vão de Gil a Wagner Moura
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!