Morre, aos 74 anos, Cristina Buarque, cantora de samba e irmã de Chico
Cristina era filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e irmã do cantor e compositor Chico Buarque
Por Bruna Castelo Branco.
A cantora e compositora Cristina Buarque faleceu neste domingo (20), aos 74 anos. A informação foi confirmada por seu filho, Zeca Ferreira, por meio das redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
Cristina era filha do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda e irmã do cantor e compositor Chico Buarque. Embora tivesse um sobrenome de peso, Cristina sempre trilhou um caminho discreto e muito próprio na música brasileira. Ficou nacionalmente conhecida em 1974 com sua interpretação da música “Quantas Lágrimas”, do sambista Manaceia, que se tornou seu maior sucesso.
+ Luísa Sonza muda letra de 'Chico' e dedica canção para outra pessoa; veja
Ao longo de sua trajetória, optou por se manter distante dos holofotes. Apaixonada pelo samba, nos últimos anos organizava uma tradicional roda na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, onde morava. Seu trabalho era voltado à valorização do samba de raiz e de compositores muitas vezes esquecidos pelo grande público.
Em uma homenagem emocionante, seu filho Zeca escreveu:
“Uma cantora avessa aos holofotes. Como explicar um negócio desses em qualquer tempo? Mas como explicar isso nesse tempo específico? [...] Ser humano mais íntegro que eu já conheci. Farol, chefia, braba, a dona da porra toda. Vai em paz, mãe”.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).