Cultura

MAM abre exposição em celebração aos 100 anos de Mário Cravo Júnior

São cerca de 60 quadros pintados sobre madeira e tela, parte da coleção que foi doada para a Bahia

Por Juana Castro

MAM abre exposição em celebração aos 100 anos de Mário Cravo JúniorCréditos da foto: Divulgação/Mário Cravo Neto

Um dos mais importantes artistas do movimento modernista das artes na Bahia, o escultor Mário Cravo Júnior será homenageado com uma exposição comemorativa ao seu centenário. A mostra "Mário Cravo Jr – Legado – 100 anos", será aberta às 17h desta terça-feira (29/8), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador.


São cerca de 60 quadros pintados sobre madeira e tela, parte da coleção que foi doada ao estado, composta por pinturas, esculturas, desenhos e serigrafias produzidas nos anos 1980 até meados da década de 1990. A maior parte das obras estava no ateliê do artista no Espaço Cravo, no Parque Metropolitano de Pituaçu, onde também havia uma edificação para exposições e obras de arte expostas ao ar livre.


De acordo com a diretora do Museu, Marília Gil, a exposição apresenta a expressão vigorosa e criativa desse artista baiano. "Para nós é uma honra conservar e promover obras de uma trajetória tão rica e produtiva de um modernista baiano da importância de Mario Cravo Jr.", afirma. De acordo a diretora, duas das esculturas que estavam na antiga sede dos Correios, no bairro da Pituba, em Salvador, também farão parte do acervo do MAM em um segundo ato da exposição, ainda sem data confirmada.

IMPORTÂNCIA


O curador da mostra e atual diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC Bahia), Daniel Rangel, destaca que Mario Cravo Jr. foi um dos primeiros interlocutores artísticos de Lina Bo Bardi, primeira diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia e autora do restauro do Solar do Unhão, em Salvador. "Mario foi também o segundo diretor do museu, entre 1966 e 1967, e agora grande parte da sua produção passa a fazer parte desse museu", completa Daniel.


Daniel explica que essa exposição não é uma retrospectiva, mas sim um pequeno recorte do acervo doado e produzido nos anos 80 e 90. Segundo o curador, Mario Cravo possui o maior número de obras instaladas em locais públicos na capital baiana. "Além das obras do Parque de Pituaçu, ele fez a antiga 'Sereia' de Itapoan, no início da Avenida Dorival Caymmi, a 'Cruz Caída' na antiga Sé e o busto de Ruy Barbosa no Fórum da cidade", relata Daniel Rangel. Ele lembra ainda a fonte diante do Elevador Lacerda e o monumento Clériston Andrade, na Avenida Anita Garibaldi, dentre muitos outros.


SERVIÇO - "Mário Cravo Jr – Legado – 100 anos"
Quando: 
a partir da 17h desta terça-feira (29/8) | Terça a domingo, das 10h às 18h
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Avenida Lafayete Coutinho, s/n, Comércio, Salvador
Quanto: entrada gratuita

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.