Inscrições para cursos de música e formação de Orquestras Afrobaianas em Salvador estão abertas
O projeto foi lançado nesta quarta-feira (26), em evento realizado no Espaço das Arcadas do Museu de Arte Moderna da Bahia
Estão abertas, a partir desta quinta-feira (27/7), as inscrições para o projeto Ponte Para a Comunidade, que pretende formar oito Orquestras Afrobaianas ligadas às entidades Banda Didá, bloco Cortejo Afro, Afoxé Filhos de Gandhy, Grupo Étnico Cultural, os blocos Ilê Aiyê, Malê Debalê e Olodum, além da Pracatum, formando oito polos de ensino de música. As inscrições podem ser feitas por meio do site da Casa da Ponte até o dia 4 de agosto.
O projeto foi lançado nesta quarta-feira (26), em evento realizado no Espaço das Arcadas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com a participação de autoridades, artistas, das instituições parceiras do projeto, além de um pocket show da Orquestra Afrosinfônica. O Ponte Para a Comunidade é um projeto da Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques.
Para o maestro Ubiratan, a iniciativa é uma reverência à ancestralidade. "A realização do Ponte Para a Comunidade é um agradecimento às instituições e para elas. Sem elas nós não existiríamos. Vamos lá para aprender a ensinar". Ele pontua ainda que a meta é atender gratuitamente uma média de 1.300 alunas e alunos de diversas idades em Salvador.
Faz parte do escopo do projeto a capacitação dos mestres e mestras de percussão das oito instituições parceiras para regência e a realização do processo de introdução à música por meio dos instrumentos de cordas, sopros, percussão sinfônica e popular, de banda base, e de canto e coral, para que ao final de todo o processo, resulte na formação de oito Orquestras Afrobaianas, sendo uma por comunidade atendida.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!