Ganhadeiras de Itapuã perde Dona Nicinha, uma das fundadoras do famoso grupo cultural de Salvador
O grupo homenageia, principalmente, mulheres que no século XIX e início do século XX “lavavam roupas de ganho” e que revendiam em seus tabuleiros peixes comprados nas mãos dos nativos pescadores.
As Ganhadeiras de Itapuã sofreu grande perda, nesta sexta-feira (23/6), com a morte de Eunice Jorge dos Santos, a Dona Nicinha. Ela tinha 85 anos e era uma das principais participantes e fundadora do grupo cultural.
Ao todo, cerca de vinte senhoras integram As Ganhadeiras de Itapuã. Elas contam com a participação de algumas crianças e músicos locais. O grupo homenageia, principalmente, mulheres que no século XIX e início do século XX “lavavam roupas de ganho” e que revendiam em seus tabuleiros peixes comprados nas mãos dos nativos pescadores.
Essa era a forma como as “antigas ganhadeiras” conseguiam o sustento e ajudavam a garantir a sobrevivência das famílias. Porém, para as integrantes, esta celebração tem, hoje, o objetivo de estender as homenagens a todas as mulheres que lutam no dia a dia com um trabalho digno e honesto, em busca de suas melhorias.
Em nota publicada em rede social, As Ganhadeiras de Itapuã comunicou o falecimento e prestou homenagem a Nicinha.
ARATU COMUNIDADE
Em 2018, o quadro Aratu Comunidade deste site visitou o bairro de Itapuã e procurou o grupo para conhecer, de perto, a importância que é para essas mulheres participar desta manifestação. “Ganhadeira é toda pessoa que vive do ganho, do suor do rosto”, defendeu uma das componentes, “Maria de Xindó”, durante nossa reportagem.
Dona Amália, uma das fundadoras, disse que é uma dádiva estar no meio dessa “família”, inclusive sua bisneta, Dandara, uma criança com menos de 2 anos, já se apresenta com o grupo, passando a mensagem da preservação e continuidade desta manifestação cultural.
PREMIAÇÕES E HOMENAGENS
Desde a sua criação, o grupo já recebeu diversas premiações, entre elas: o Prêmio Culturas Populares – Mestre Duda 100 Anos de Frevo, concedido pelo Ministério da Cultura; foi vencedor, também, do 26º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum Regional.
As Ganhadeiras de Itapuã tiveram destacada participação na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em 2020, o grupo foi tema do desfile da Unidos da Viradouro no Carnaval do Rio de Janeiro, que se tornou a grande campeã. A escola de samba não vencia a competição há 23 anos.
LEIA MAIS: Arrocha, Pisadinha e Sertanejo: confira como foi a segunda noite de festa no São João de Paripe
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!