Festival Literário Nacional tem programação especial para crianças e adolescentes no mês de junho
Na última edição do festival, o evento reuniu mais de 20 escolas, e para este ano a pretensão é receber mais crianças e adolescentes
Com um ambiente voltado para as crianças, o espaço infantil do Festival Literário Nacional (FLIN) pretende reunir crianças e alunos da rede pública e privada de educação em atividades como contação de história, apresentações teatrais e musicais. Durante os três dias de evento, as atividades acontecerão das 9h às 17h, e terão também lançamentos de livros infantis e oficina de história em quadrinhos.
Na última edição do festival, o evento reuniu mais de 20 escolas e para este ano a pretensão é receber mais crianças e adolescentes. O FLIN é produzido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC/ SecultBa), com a parceria da Secretaria de Educação e acontece durante os dias 9, 10 e 11 de junho, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Escolas, pais, crianças e adolescentes estarão imersos no universo das leituras.
Para o diretor-geral da FPC, Zulu Araújo, a leitura tem uma força importante na transformação do País. "Ler, escrever e interpretar são habilidades fundamentais para entender seus direitos e deveres. A partir do desenvolvimento destas competências podemos contribuir socialmente na construção do País", enfatiza o diretor.
Além do espaço infantil, as crianças e adolecentes também irão ter direito de participar de outras programações durante o festival. No dia 10, às 9h, acontece a mesa "Os livros, a leitura e suas crias", que traz o influenciador digital Adriel Bispo, que conta com 513 mil seguidores no instagram. Lá ele compartilha sua leitura relacionada às mais diversas causas sociais. Adriel conversa com representantes do concurso Escritores Escolares, Felipe Sacramento e Ana Beatryz. A conversa será mediada pela professora Liliane Vasconcelos.
"A programação infantil é representativa, pois é voltada para as formas de mediação da leitura do livro e da escrita", descreve Tamires Neves, coordenadora do Espaço Infantil do FLIN. "Dessa forma, o público pode entender a leitura por meio da contação de história, da peça teatral ou por um musical, de forma lúdica e descontraída, indicando como é possível aprender enquanto se brinca", relata a coordenadora.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!