Feira de Artesanato Indígena acontece de sexta a domingo no MAC Bahia
A iniciativa integra a programação do Abril do Artesanato Indígena
Por Da Redação.
A Feira de Artesanato da Bahia - Edição Indígena será realizada de 25 a 27 de abril na área externa do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), no bairro da Graça, em Salvador. O evento reúne mais de 30 artesãos e artesãs de mais de 10 povos originários de diferentes territórios indígenas da Bahia. A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (25), às 17h, com apresentações artísticas indígenas e danças ritualísticas. A entrada é gratuita.
A iniciativa integra a programação do Abril do Artesanato Indígena, promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com organização da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA).
+ Bahia apresenta 2ª maior população de indígenas no Brasil, segundo Censo
Estarão presentes representantes dos povos Tupinambá, Tumbalalá, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Kiriri-Xocó, Xuku-Kariri, Kiriri, Pataxó, Tuxá, Xukurú, Funiô, Kaimbé, entre outros. Serão comercializadas peças produzidas a partir de técnicas tradicionais com o uso de materiais naturais como argila, piaçava, fibras, madeira e penas. Entre os produtos disponíveis, estão cumbucas de cerâmica tauá, maracás, arcos e flechas, colares, cocares, adornos corporais, instrumentos musicais e objetos de uso cotidiano.
Além da feira, o público poderá visitar a exposição Ecos Indígenas, em cartaz no interior do MAC_Bahia até o dia 30 de abril. A mostra reúne obras de nove artistas indígenas em diferentes linguagens, como pintura, escultura e fotografia. Participam da exposição Célia Tupinambá, Elis Tuxá, Jorrani Pataxó, Kelner Atikum Pankará, Mamirawá, Raiz Lima, Renata Tupinambá, Tiago Tupinambá e Yacunã Tuxá.
Feira de Artesanato da Bahia - Edição Indígena
Quando: abertura na sexta-feira (25) às 17h; visitação - sábado e domingo (26 e 27), das 11h às 20h
Onde: Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia) – Rua da Graça, Graça, Salvador
Quanto: entrada gratuita
+ MPF e DPU acionam Estado da Bahia por homicídio de adolescente indígena
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).