Exposição de artista baiano ‘Ecos dos Orixás’ chega a Paris durante as Olimpíadas

Exaltando a cultura africana que compõe o cenário multicultural do país, a exposição acontece em Paris, entre os dias 10 a 24 de junho

Por Lucas Pereira.

Exposição de artista baiano ‘Ecos dos Orixás’ chega a Paris durante as Olimpíadasdivulgação

Com aspectos que registram um elo cultural entre as heranças brasileiras e africanas, indígenas e europeias, o artista plástico baiano, conhecido internacionalmente como "Pintor dos Orixás", Ed Ribeiro, vai expor algumas obras na mostra "Ecos dos Orixás". Produzida por Foteini Foteinaki, a exposição gratuita acontece entre os dias 10 a 24 de junho, durante a abertura dos Jogos Olímpicos, no prédio histórico 59 Rue de Rivoli, em Paris.

Baiano de Catu, Ed Ribeiro criou a técnica única de "derramamento de tintas", que consiste em derramar a tinta, de maneira fluida, numa superfície escolhida na posição horizontal, dando forma ao que pretende realizar. O pintor coleciona reconhecimentos internacionais com esse método inovador, rendendo-lhe premiações e exposições no mundo, tal como: a exposição Carrousel Du Louvre, que aconteceu em 2014, em Paris, na França, além de estar presente em países como EUA, Grécia e Noruega.

A curadoria é de Paulo Rufino, cientista brasileiro que mora na Europa desde 2010.

[caption id="attachment_332607" align="aligncenter" width="604"] Ed e Paulo | Foto: Divulgação[/caption]

Após a exposição em Paris, "Ecos dos Orixás" estará, entre os dias 13 de julho e 30 de agosto, em Portugal. Para saber mais informações do evento, acesse o site da galeria.

A mostra também trará diálogos com profissionais de diversas áreas, como a professora de história do Brasil e da África e de português Samille Possidonio; a psicóloga clínica Valéria Sardenberg, certificada em terapia focada nas emoções, além de ser especialista em simbolismo na análise Junguiana; e Julio Cesa Cesano, primeiro diplomata afrodescendente do Uruguai.

O evento terá o lançamento em francês do livro ‘’Glorya y Tormento’’, do autor Jorge Jury e com ilustração de Ed Ribeiro, que apresenta a história do jogador negro que fez o primeiro gol nos Jogos Olímpicos de Paris de 1924.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.