Escritor baiano lança livro ‘Histórias de pretos, pobres e pessoas em situação de rua’ em Salvador
Evento de lançamento será no Cine Glauber Rocha e contará com pocket show e debate
"É como vivenciar mais uma vez a rua da nossa infância, onde pai, mãe, irmãos, tios, avós e amigos se estabelecem como referenciais”. É assim que o Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Correia Torres Neto, descreve “Histórias de pretos, pobres e pessoas em situação de rua”, terceiro livro do escritor e cineasta baiano Sérgio Caetano.
A obra, originalmente publicada em 2020, é fruto da seleção do edital de economia criativa do Sebrae do mesmo ano, no Rio Grande do Norte, e será lançada em Salvador em pleno Novembro Negro, no próximo dia 30, às 16h, na Livraria do Cine Glauber Rocha.
“O livro conta histórias de pessoas reais que entrevistei, convivi ou cruzei nas encruzilhadas da vida”, explica Sérgio, pontuando que são “histórias de superação, luta e desejo por dias melhores de homens e mulheres pretos e pretas que estão fazendo mais que sobreviver”. “Estão reinventando suas próprias histórias”, destaca.
No evento de lançamento do livro haverá, ainda, um debate com o escritor e babalorixá Richelmy Esùtobì, da Casa do Mensageiro, e um pocket show com o músico Liniker Santana.
O livro poderá ser adquirido na livraria do Cine Glauber Rocha ou diretamente em contato com o escritor (clique aqui) pelo valor de R$ 65.
Sobre o livro
Em dez capítulos, ainda de acordo com Torres Neto, “o autor desnuda as sonoridades dos lamentos dos que vieram d’além-mar, as angústias dos que moram nas ruas, as aflições de ser mulher e todas as amarguras de ser desprezado pela pátria em que vivem”.
“Ivan, Totoba, Márcia, Nena, Marinho Preto, Dona Leleu, Nêgo Flores, Hallison Foguete, Clara Pinheiro e Luís são os nossos vizinhos, colegas de escola e, em muitas vezes, são nós mesmos. Encontramo-nos em cada um deles, seja pela etnia, seja pelo gênero, pelas idas e vindas, pelas derrotas, pelas vitórias, por sê-los ou não e, quem sabe, como um dos seus algozes”, completa o doutor em educação, que assina o prefácio.
Sérgio Caetano
Nascido em Salvador, Sérgio Caetano dos Santos é formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, e possui pós-graduação em Produção de Documentários pela UFRN. Atuou por 15 anos como redator publicitário em diversas regiões do Brasil e no exterior. Como escritor e cineasta documental, lançou livros como “Poemas Amados” (2012), inspirado em Friedrich Nietzsche, e “A Maioria das Cores” (2018), que aborda a vivência negra, e dirigiu o documentário “O Povo de Zumbi na Terra dos Potiguares” (2020), uma reflexão sobre o racismo e a ancestralidade no Rio Grande do Norte. Sérgio também criou o evento “Arte Negra na Terra dos Potiguares” e contribui academicamente com artigos sobre descolonização e representatividade negra no audiovisual, destacando-se com produções premiadas e reconhecidas, como o artigo sobre José Ezelino da Costa, o primeiro fotógrafo negro do estado.
Além de sua atuação artística e acadêmica, Sérgio desenvolve projetos sociais que democratizam o acesso à literatura e ao cinema. Criou iniciativas como “Ler Transforma” e “Livro Livre”, promovendo a distribuição de livros para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2020, foi instrutor de oficinas de linguagem cinematográfica e escrita literária para jovens da ONG Projeto das Crianças, em Tibau do Sul/RN. Reconhecido por sua contribuição à cultura e à pesquisa, recebeu a Comenda Zumbi dos Palmares e coordenou a revista eletrônica “Caravela”, dedicada à valorização de artistas negros.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Histórias de pretos, pobres e pessoas em situação de rua”, de Sérgio Caetano
Quando: 30 de novembro (sábado), às 16h
Onde: Livraria do Cine Glauber Rocha, Praça Castro Alves, Centro
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).