Corpo de Carlos Pitta é cremado em Salvador; artistas lamentam perda
O artista estava internado no Hospital Roberto Santos e não resistiu às complicações do diabetes
O corpo de Carlos Pitta, de 69 anos, cantor e compositor baiano que faleceu na terça-feira (7), foi cremado nesta quarta-feira (8), no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. O artista estava internado no Hospital Roberto Santos e não resistiu às complicações do diabetes.
Durante a cerimônia, amigos e familiares prestaram homenagens, cantando músicas do compositor, como "Cometa Mambembe", conhecida na voz do cantor pernambucano Alcymar Monteiro.
Ivete Sangalo lamentou a morte de Carlos Pitta, destacando a importância do artista em sua trajetória. "Ele me apresentou muitas pessoas da música que, até hoje, vive em contato comigo. E eu [quando estava] em constante aprendizado, ele foi um cara que foi bastante generoso, me emprestava o violão dele, quando eu não tinha um instrumento pra tocar", disse ela em um vídeo publicado nas redes sociais.
Durante a cerimônia, amigos e familiares prestaram homenagens, cantando músicas do compositor, como "Cometa Mambembe". | Foto: Divulgação
Artistas e autoridades baianas também lamentaram a perda. O cantor e compositor Gilberto Gil enviou um vídeo à TV Subaé, de Feira de Santana, reconhecendo o legado de Pitta e ressaltou a relação pessoal entre eles, já que eram compadres.
"Um artista muito engajado, muito enraizado nas coisas, especialmente nas coisas regionais nordestinas, mas também com uma ampla visão sobre a Música Popular Brasileira. Enfim, deixou um trabalho muito interessante".
A cantora e atual ministra da Cultura, Margareth Menezes, emitiu nota e escreveu que “Carlos Pitta foi um gigante da música da Bahia e do Brasil que deixa um legado importante e belíssimo".
"Tive a honra de gravar duas composições dele. Uma delas, 'Tenda do Amor', logo no início da minha carreira, ganhou um clipe de repercussão internacional. Recebo a notícia da sua passagem com muita tristeza. Artista querido, ele será para sempre lembrado pela sua obra. Meus sentimentos à família, aos amigos e fãs", concluiu ela.
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).