Cultura

Consciência Negra: Salvador celebra data com música, cursos e arte visual

Eventos incluem shows, formação de empreendedoras, sarau e mostra de filmes

Por Da Redação

Consciência Negra: Salvador celebra data com música, cursos e arte visualCréditos da foto: Otávio Santos/Secom/PMS

A Fundação Gregório de Mattos (FGM), através dos editais Territórios Criativos e Salcine, está realizando uma série de eventos em Salvador para marcar o mês da Consciência Negra. Entre as atrações já realizadas, destacaram-se os shows de Taian Paim, Ju Santos e o projeto Conexão Ori, com Russo Passapusso, na Casa de Castro Alves, localizada no Santo Antônio Além do Carmo.  


A programação continua até o final do mês, contemplando diferentes públicos e interesses. Entre os dias 18 e 22, a Casa de Castro Alves será sede de um curso de formação para negras empreendedoras, com a participação de diversas formadoras e voltado para um grupo de 30 mulheres.  


No feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o espaço recebe o evento Samba 40 Graus, às 16h, com participação de convidados e abertura do DJ Lucas Bainco. O encerramento das atividades ficará por conta de Dão Black, que comandará a Noite Preta com repertório de Black Music. Detalhes sobre o horário serão divulgados no Instagram oficial do local (@casadecastroalves).  


“Estamos com um novembro recheado de grandes expressões da música baiana e de grandes reflexões também, por meio da Conexão Ori e da formação de mulheres negras empreendedoras”, afirmou Márcia Ganem, gestora da Casa de Castro Alves. Ela ressaltou que as celebrações do mês fortalecem o diálogo com a arte negra, um compromisso contínuo da instituição.  


A Casa de Castro Alves permanece aberta de quinta a sábado, das 14h às 19h, com visitação gratuita ao acervo sobre o poeta e uma mostra de artes visuais que conecta artistas consagrados e emergentes.  


 Festiban promove arte e memória no Cabula  


O Festival Beirú das Artes Negras (Festiban V), iniciado em 8 de novembro, segue até o dia 24 com oficinas e apresentações de rua. O encerramento ocorrerá no Teatro da Uneb, no Campus 1, Cabula, com programação das 9h às 12h e das 16h às 19h.  


A manhã será marcada por uma Gira Temática sobre Gênero e Religião, com a participação de Josias de Xangô, Matriarca da Pedra de Xangô, e da sacerdotisa trans Dandara Toaleji Akotirene. No período da tarde, a programação inclui apresentações artísticas de grupos de 22 bairros administrados pela Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves.  


“Esperamos lotar o teatro, com a ocupação dos 468 lugares. Este é um evento que mantém viva a história do bairro Beirú, originado de um quilombo”, destacou Robson Correia, diretor artístico e idealizador do festival.  


Desde sua criação, o Festiban impactou mais de 2.300 alunos da rede pública e reuniu 530 artistas em atividades culturais. O projeto conta com financiamento da FGM e do Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo.  


Outras atividades culturais  


No dia 23, o Ilê Axé Opô Afonjá sediará a primeira edição do Sarau Afro Cultural, reunindo manifestações como música, poesia, gastronomia e literatura. Já nos dias 28 e 29, o projeto “Cine Terreiro” exibirá filmes no Subúrbio 360, em Coutos, com enfoque em comunidades quilombolas e religiões de matriz africana.  


Ambas as iniciativas também são financiadas pelos editais Territórios Criativos e Salcine, reforçando o protagonismo da cultura negra nas celebrações do mês da Consciência Negra em Salvador.  


 


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Bluesky.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.