ARRAIÁ DO GALINHO: Descubra os tipos de forró apresentados na festa e escolha seu preferido
ARRAIÁ DO GALINHO: Descubra os tipos de forró apresentados na festa e escolha seu preferido
Apesar de haver controversas sobre sua origem, o forró ainda é considerado umas das danças típicas mais populares do Brasil. Assim como outros ritmos musicais, sua essência tem influências africanas e conta com mistura de instrumentos que dão variadas tonalidades e sons.
Há relatos, por exemplo, que o termo vem de origem americana, quando operários nordestinos das estradas de ferro faziam reuniões para dançar. Com isso, as chefias das empresas nomeavam os encontros como ‘for all’ (para todos), e os nordestinos entendiam como forró.
No entanto, outra teoria aponta que o segmento vem do termo ‘forrobodó’, celebrações organizadas pelos nordestinos com muita dança. Diante de tudo, sabemos que a presença de um ritmo forte e quente é a característica principal desse estilo.
Tendo uma grande força na região nordeste, esse gênero musical tem o dia 13 de dezembro como O Dia Nacional do Forró, criado para massificar sua importância para a cultura do país. No entanto, para entender melhor as nuances desse segmento é preciso definir suas especificidades.
LEIA MAIS: AMOR DE SÃO JOÃO: As histórias de amor entrelaçadas durante o Arraiá do Galinho
LEIA MAIS: COM QUE ROUPA EU VOU?: Saiba quais as tendências de roupas para o Arraiá do Galinho
LEIA MAIS: ANARRIÊ: SETE razões para você comprar agora MESMO seu ingresso para o Arraiá do Galinho
FORRÓ PÉ DE SERRA
Nessa categoria, é mantido o jeito mais tradicional de fazer o forró com inspiração no ritmo sertanejo. Seu surgimento aconteceu nos anos 40 e tem como instrumentos básicos a sanfona, triângulo e zabumba. Nas coreografia, os giros simples é ponto mais alto da dança.
Pensando nisso, no Arraiá do Galinho o público vai poder conferir apresentações de bandas e grupos que mantem essa tradição. Na sexta-feira (2/6) sobem no palco tradição, que é um espaço criado para explorar o festejo junino de raiz, as bandas Ú tal do Xote e Massapê, Passa Pé que pretendem fazer todo mundo arrastar pé .
Veja vídeo:
FORRÓ UNIVERSITÁRIO
Abordando o estilo mais moderno para alcançar os jovens, o forró universitário surgiu em 1975 na região sul do país. Por lá, além de dançar o pé de serra com um jeito diferente, o segmento sofreu forte influência de outros estilos como rock, pop, samba, funk e reggae.
Com isso, as danças e coreografias contam com mais complexidade e apostam em giros e movimentos do xaxado, baião e xote. O instrumental também é diferentes, e o violão, percussão, contrabaixo, batéria, órgão eletrônico fazem parte dos arranjos.
No Arraiá, isso vai ser fazer presente através da apresentações do forrozeiro Dorgival Dantas, que é conhecido por ter compisições sendo cantadas por diversos artistas.
Veja vídeo:
FORRÓ ELETRÔNICO
Abusando da estilização e fazendo uso de instrumentos eletrônicos como contrabaixo, órgão eletrônico e guitarra, esse jeito de fazer forró conquistou o público com o passar do anos. Surgindo em 1990, ele também é conhecido como Oxente Music e Forró Estilizado. Nas apresentações, artistas abusam das tecnologias e fazem uso de muita luz e brilho, além de contar com um corpo de balé.
Quem for ao galinho poderá entender isso de perto vendo os show da banda Aviões do Forró, Marcia Felipe, e Solange Almeida.
Veja vídeo:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline e no youtube.com/televisaoaratu.